Paraibuna, 25 de Outubro de 2014
31/07/2013 - V Rota do Cambuci chega à Paraibuna

Paraibuna receberá a V Rota Gastronômica do Cambuci , entre os dias 23 e 25 de agosto.  A proposta é resgatar o cultivo e incentivar o consumo do fruto, típico da Mata Atlântica.

Durante o evento, paraibunenses e visitantes terão a oportunidade de saborear diversos pratos preparados com cambuci. São bolos, bolachas, trufas, carnes, molhos, salgados, frisantes, pinga e muitos outros produtos, apresentados pelas cidades participantes da Rota e também pelo “Restaurante do Cambuci”.

Montado especialmente para a ocasião, o restaurante terá um cardápio variado, com pratos salgados e doces, tendo por base o cambuci.

Além da exposição e da venda dos produtos, o evento terá o Concurso Gastronômico do Cambuci e o Concurso de Artesanato com motivos do cambuci. As competições serão abertas a todas as pessoas residentes no município que tenham uma receita ou produto diferente utilizando o fruto. A proposta é aguçar a criatividade e obter mais possibilidades de preparo com cambuci. Os interessados devem inscrever-se na sede da Diretoria de Esportes, Turismo e Lazer.

No dia 23, também haverá o curso “Boas práticas de manipulação de alimentos” (10 às 12 horas) e a “Oficina de Produção de Geléia de Cambuci” (14 às 17 horas), ministrado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, na Casa da Agricultura do município.

O evento ocorre durante a Festa do Folclore (21 a 25 de agosto) promovida pela Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, que também preparou uma série de apresentações musicais, folclóricas, brincadeiras tradicionais e barracas de comidas típicas do município.

A exposição e venda dos produtos acontecem na Praça Manoel Antônio de Carvalho, “Largo do Mercado”, das 10h00 às 22h00.

ROTA DO CAMBUCI

A Rota Gastronômica do Cambuci é uma proposta de Arranjo Produtivo Regional que visa o desenvolvimento da cultura do Cambuci. Seu objetivo é resgatar o cultivo e o consumo dessa fruta nativa da Serra do Mar e promover o desenvolvimento sócio-ambiental e econômico sustentável, pois, engloba em um único projeto aspectos históricos, culturais, de preservação ambiental, turísticos e de geração de renda.

Para tanto, a Rota tem início no município de São Paulo, no bairro do Cambuci, e durante o ano percorre as cidades parceiras do projeto (Paraibuna, São Paulo, Salesópolis, Paranapiacaba, Rio Grande da Serra, Mogi das Cruzes, Parelheiros e Caraguatatuba) divulgando e promovendo o fruto.

Em cinco anos, a Rota já alcançou grandes resultados: conquistou o gosto de diversos consumidores e de famosos chefs da alta gastronomia, que incluíram em seus menus, a utilização do fruto.

Em Paraibuna, o cambuci há muito tempo faz parte do cardápio, sobretudo, na forma de suco e na cachaça. Hoje, a população está redescobrindo o fruto, desenvolvendo outras formas de uso, incorporando-o no seu hábito alimentar e vendo nele uma alternativa de lucro. Diversas famílias se dedicam à cultura do cambuci, que já é um chamariz para o turismo local.

O CAMBUCI

O Cambuci (campomanesia Phaea), fruto nativo da Mata Atlântica, tem sabor agridoce e é rico em vitamina C e em agentes antioxidantes, que retardam o envelhecimento, além de fortalecer o sistema imunológico; sua polpa pode ser usada tanto para curtir a cachaça como para produzir variados pratos doces e salgados.