Paraibuna, 18 de Dezembro de 2014
15/06/2010 - Tradição e louvor ao Padroeiro, Santo Antônio

Paralelo à Festa dos 344 anos de Paraibuna, aconteceram os festejos em louvor a Santo Antônio, padroeiro da cidade.  Foram treze dias de preparação com visita da bandeira do santo aos bairros da zona urbana e rural, trezena realizada diariamente na Igreja Matriz e a presença de diversos sacerdotes da Diocese de São José dos Campos. Além das celebrações, os fiéis também puderam participar do bingo, em prol da reforma da Matriz, e deliciar-se com os quitutes tradicionais desta época do ano, como bolinho caipira, caldinhos, entre outros.
     No dia do santo, 13 de junho, as comemorações começaram pela manhã com a bênção do tradicional Bolo de Santo Antônio. Em seguida, a procissão com a imagem do santo, acompanhada pela Corporação Musical São Benedito, percorreu as principais ruas da cidade num ato de alegria e devoção coroado pela missa solene.
     Outro acontecimento que emocionou o público foi a cavalaria, que reuniu cerca de duzentos cavaleiros, dois carros de boi e três máquinas agrícolas, mostrando o carinho ao santo e parabenizando a cidade pelos 344 anos.
    Para fechar os festejos, uma novidade abrilhantou e encantou a todos: a apresentação de grupos de congada e moçambique de Paraibuna e de outros municípios do Vale do Paraíba.

A emoção do integrante do Moçambique de São José dos Campos, Eugênio de Mello

Bandeira de Santo Antônio que percorreu o município durante a trezena

Bolo de Santo Antônio

Carro de boi que chamou a atenção do público