Paraibuna, 23 de Novembro de 2017
25/04/2017 - Paraibuna recebeu projeto da Concessionária Tamoios que destaca o plantio de mudas para proteção de nascentes do Vale do Paraíba

A Concessionária Tamoios realizou, no dia 18 de abril, um plantio, dando continuidade ao seu Projeto Tamoios, que alcançará 420 mil mudas plantadas nos próximos 2 anos. O evento foi realizado no Sítio Renascença, propriedade do Sr. Paulo e Dona Ivette, produtores rurais de Paraibuna e um dos selecionados para o projeto.

Exercendo sua política de transparência e caracterizando o envolvimento de suas Partes Interessadas, foram convidados representantes de universidade, atletas, jornalistas, produtores rurais, moradores, ONGs, empresas, polícia militar, polícia ambiental, autoridades ambientais, autoridades da área de educação e outras autoridades.

A ação marcou o final da primeira temporada de plantio, com 120 mil árvores plantadas, protegendo as nascentes e buscando unir os fragmentos isolados de florestas nativas da região do Vale do Paraíba.

Os ganhos vão desde a recuperação das áreas de preservação permanente (APPs), passando por aumento da biodiversidade, proteção de encostas contra erosão, até o sequestro de carbono contra o aquecimento global. Para os proprietários rurais, o ganho é imediato com a valorização e a regularização da área, já que o projeto contempla as diretrizes do Código Florestal e do Cadastro Ambiental Rural – CAR. Árvores frutíferas e outras espécies, todas nativas da Mata Atlântica, são consideradas nesse plantio, visando um ganho econômico para esses produtores, que realizarão um manejo sustentável mantendo a floresta em pé.

O desenvolvimento e a implementação do Projeto Tamoios estão a cargo da ONG Corredor Ecológico, que tem uma metodologia que contempla desde a mobilização social de produtores e comunidade do entorno até a formação de corredores ecológicos. A ONG realiza as escolhas de áreas, se articulando com as prefeituras e lideranças locais, se encarrega das escolhas de espécies, plantio, proteção das mudas e o acompanhamento da fase inicial do crescimento. Essa parceria representa 340 mil mudas, do total de 420 mil a serem plantadas.

“O plantio de hoje simboliza e caracteriza o envolvimento de várias Partes Interessadas (Stakeholders) no desenvolvimento do projeto, financiado e coordenado pela Tamoios”, afirma Marcelo Stachow – presidente da Concessionária Tamoios.

“Esse projeto é um modelo para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Quero parabenizar a Concessionária Tamoios por tudo que tem feito pelo desenvolvimento do Vale do Paraíba”, comentou Luciano Penido – Presidente do conselho da Fibria e da ONG Corredor Ecológico.

No evento também houve o lançamento do “Programa de Mobilização Socioambiental: O verde e o azul no Vale – Caminhos da Mata Atlântica”, um projeto voltado para a formação da consciência ambiental de alunos do 4º e 5º anos da rede pública do Ensino Fundamental do município de Paraibuna. Em seguida, todos foram convidados a plantar ao redor de uma das nascentes do sítio.

Estiveram presentes e participaram do plantio cerca de 80 pessoas, entre elas a Rafaela Di Fonzo Oliveira – representando o Governador de São Paulo, Vitor Miranda – prefeito de Paraibuna, Marisol Gomes - Secretária de Meio Ambiente de Paraibuna, Carlos de Souza – prefeito de Jambeiro, Hélio Nishimoto – Deputado Estadual, Eliane Nikoluk – comandante da polícia militar do Vale do Paraíba, Pedro Romanini – responsável de Meio Ambiente da ARTESP e representando o Giovanni Pengue – presidente da ARTESP, Carolina Tibério – representando o Projeto Nascentes e o Secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Adaulete Marello – campeã mundial de Jiu-jitsu, Milton Beltrame e Celso Menegetti – diretores da Univap, Cláudio Jordani e Giselle Toledo – diretores da TV e Rádio Band Vale e Angela Tornelli – presidente da Associação para o Fomento da Arte e da Cultura. Também estiveram presentes representantes da Polícia Ambiental, Fibria, Concessionária Tamoios, produtores rurais, ONG Olhar Cidadão, Instituto IDH - Projeto Atleta de Ouro e Portal Meon.

Informações sobre a Rodovia dos Tamoios podem ser obtidas por meio do Site:
 www.concessionariatamoios.com.br e Twitter: https://twitter.com/Tamoios099.

Concessionaria Tamoios
Abrindo Novos Caminhos, Trazendo Novas Conquistas