Paraibuna, 26 de Maio de 2017
27/04/2017 - Governo Municipal realiza desassoreamento do córrego Lavapés para ajudar a evitar alagamentos na Vila de Fátima

Os moradores da Vila de Fátima estão se sentindo mais aliviados, após os serviços de desassoreamento do córrego Lavapés, feitos pela Prefeitura de Paraibuna, por meio da Diretoria de Serviços Municipais e Transportes.

Segundo o Governo Municipal, a ação teve como objetivo realizar a limpeza das margens, alargamento e retirada de dejetos do fundo do córrego para evitar possíveis inundações e cheias nessa região da Vila de Fátima, durante o período de chuvas. Ao todo, foram retirados mais de 1.000 caminhões de terra e lama do local.

De acordo com a moradora da Vila de Fátima, Maria Ester Teodoro, esse serviço foi uma grande conquista para os moradores. “Eu e minha família fomos vítimas de um forte alagamento, no início deste ano, e que encheu nossa casa de água e lama, fazendo a gente perder sofá, guarda-roupa, dentre outras coisas. Por isso, agora temos uma tranquilidade maior, uma vez que o risco de inundações será mais difícil de acontecer”, acredita.

Para Ester Teodoro, as melhorias feitas no córrego foram essenciais. “Agradeço a Prefeitura por ter tido essa preocupação com os moradores e, principalmente, por buscar uma solução para esse problema que vinha se alastrando há anos. Acredito que o último desassoreamento no córrego foi feito ainda na gestão do ex-prefeito Luizinho”, declara.

Para executar o trabalho de alargamento e limpeza do córrego Lavapés, o Governo Municipal conseguiu uma importante parceria com o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica - órgão gestor dos recursos hídricos do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos). O DAEE concedeu o empréstimo de uma Escavadeira Hidráulica, a custo zero para o município, isto gerou uma economia aos cofres públicos de mais de R$30.000,00, pois a prefeitura não precisou pagar pelo aluguel da máquina, avaliado em torno de 180 reais a hora.

O Governo Municipal conta com a colaboração da população paraibunense para que todos ajudem a preservar o córrego Lavapés e denunciem pessoas que jogam lixo no rio. As denúncias podem ser feitas pelo whatsapp da Prefeitura de Paraibuna: 9 8190-1845.

01 - Desassoreamento do córrego Lavapés

02 - Córrego Lavapés antes do desassoreamento

03 - Serviço realizado próximo ao Estádio Municipal Amador Celeste

04 - Serviço concluído

05 - Um dos pontos do córrego, na Vila de Fátima, antes do alargamento e limpeza.

06 - Serviço concluído

07 - Trecho do córrego Lavapés, na Vila de Fátima, após os serviços de desassoreamento

08 - Antes do desassoreamento

09 - Serviço concluído

10 - Trecho do córrego Lavapés, na Vila de Fátima, após os serviços de desassoreamento

11 - Antes

12 - Depois

13 - Trecho concluído

14 - Trecho próximo ao Ginásio Poliesportivo Municipal

15 - Serviço concluído

16 - Serviço de desassoreamento na região do pontilhão da Av. Lincoln Feliciano da Silva,

17 - Serviço de desassoreamento na região do pontilhão da Av. Lincoln Feliciano da Silva,

18 - Serviço de desassoreamento na região do pontilhão da Av. Lincoln Feliciano da Silva,

19 - Serviço concluído

20 - Serviço concluído

21 - Imagem feita com drone, que dá uma dimensão da importância e necessidade do trabalho de desassoreamento.

22 - Imagem feita com drone, que dá uma dimensão da importância e necessidade do trabalho de desassoreamento.

23 - Trecho antes do desassoreamento

24 - Serviço concluído

25 - Imagem feita com drone, que dá uma dimensão da importância e necessidade do trabalho de desassoreamento.

26 - Desassoreamento na região do Bosque Municipal

27 - Desassoreamento na região do Bosque Municipal

28 - Desassoreamento na região do pontilhão entre a Rua Major Soares e a Av. Dr. Carlos Guimarães - Beira Rio

29 - Desassoreamento na região do pontilhão entre a Rua Major Soares e a Av. Dr. Carlos Guimarães - Beira Rio