Paraibuna, 20 de Setembro de 2017
26/06/2017 - Governo Municipal prevê investir, em 2017, 240% a mais no Programa da Agricultura Familiar, em comparação com 2016

Na manhã desta segunda-feira (26), um grupo de produtores rurais do município esteve na Casa da Agricultura para assinar o contrato com a Prefeitura de Paraibuna, visando o fornecimento de hortifrútis (verduras, frutas e legumes) à merenda escolar da rede municipal de ensino.

O ato põe em prática as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e da Lei 11.947, de 2009, que determina aos municípios a aplicação de, no mínimo, 30% (trinta por cento) do valor repassado para a compra da merenda escolar, na aquisição direta de produtos oriundos da agricultura familiar.

Com a assinatura do contrato, o Governo Municipal – por intermédio das diretorias municipais de Agricultura e Educação – renova a parceria com os produtores rurais. “Esse apoio da Prefeitura é fundamental e tem nos ajudado muito, por isso, só temos de agradecer pela dedicação dos profissionais da Casa da Agricultura que sempre nos dão uma atenção especial e toda assistência que precisamos”, declara o produtor rural do Bairro do Espírito Santo, Gilberto Freitas, um dos beneficiários do programa.

Já para o produtor Márcio da Silva Oliveira, do Bairro Varjão, o fornecimento dos alimentos para a merenda escolar é um retorno garantido. “Nós vendemos nossos produtos também na Feirinha do Produtor Rural de Paraibuna, só que em muitas ocasiões é comum sobrar alimentos, coisa que não acontece quando entregamos para a merenda”, explica Márcio.

Investimento

Em 2016, a prefeitura pagou aos produtores o valor de R$28.297,86 distribuídos entre 06 fornecedores. A previsão em 2017 é quase triplicar este valor para 95.809,00 aos 07 produtores cadastrados no programa da Agricultura Familiar, um aumento de cerca de 240% na comparação com o ano anterior. Segundo o Governo Municipal, cada produtor pode receber até 20 mil reais por ano com os produtos vendidos à Prefeitura.

O Programa da Agricultura Familiar favorece à merenda escolar pela variedade maior de alimentos servida aos alunos e melhora a qualidade nutricional na alimentação das crianças, permitindo um melhor aprendizado, além de servir como grande incentivo aos agricultores do município, gerando mais renda aos produtores e suas famílias.

No total, são fornecidos para a merenda escolar 27 tipos de produtos, como: alface, tomate, beterraba, maracujá, ponkan, rapadura, dentre outros alimentos. A novidade, este ano, é a inclusão da banana Nanica, banana Prata e do Cambuci, enriquecendo a variedade de produtos distribuídos à merenda escolar.

Como participar da Agricultura Familiar?

Os interessados precisam cumprir alguns requisitos, como explica a técnica em agropecuária da Casa da Agricultura, Heloiza Prado. “É necessário que os produtores rurais cumpram alguns requisitos, como por exemplo, apresentarem documentos que estejam em dia, dentre os quais: CNPJ, CPF, proposta de fornecimento de alimentos junto com a Declaração de Produção Própria, e ainda a DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF), que pode ser adquirida com a engenheira agrônoma, Maria Aparecida de Souza, na própria Casa da Agricultura.

Os produtores, associações e cooperativas interessados em fazer parte do Programa da Agricultura Familiar devem entrar em contato com a Casa da Agricultura ou a Diretoria de Educação para maiores esclarecimentos. Telefones: 3974-2120 ou 3974-2100.

Saiba mais sobre o Programa da Agricultura Familiar, acessando os links:

01 - Programa da Agricultura Familiar - 2017

02 - Programa da Agricultura Familiar - 2017