Paraibuna, 23 de Novembro de 2017
28/06/2017 - Paraibunenses são beneficiados por cursos gratuitos do SENAR, em parceria com o Sindicato Rural de Paraibuna e a Prefeitura

A Prefeitura de Paraibuna, por meio da Diretoria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente disponibilizou a Cozinha de Agroindústria da Casa da Agricultura para a realização de cursos de capacitação do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, promovidos pelo Sindicato Rural de Paraibuna, com o apoio do Governo Municipal.

Os treinamentos – divididos em três módulos – são ministrados gratuitamente para um grupo de 12 munícipes que se inscreveu no Sindicato Rural para ter acesso aos cursos. “Nós aplicamos aulas teóricas e práticas do processamento de diversos alimentos, orientando sobre à legislação, riscos de contaminação, controle de qualidade, dentre outros assuntos”, explica a instrutora dos cursos e engenheira agrônoma do SENAR, Sandra Regina Rezende.

São dois dias para cada módulo, o primeiro aconteceu em maio, quando foi abordado como tema os requisitos legais para fabricação de produtos derivados do leite; o segundo – nos dias 26 e 27 de junho – sobre o processamento de bebidas lácteas fermentadas, manteigas e doces; e o terceiro módulo, que acontece nos dias 05 e 06 de julho, referente à produção de queijos de massa crua, semi cozido e cozido. Ainda está prevista a realização de um quarto módulo, neste 2º semestre – sobre a produção de queijo de massa filada e requeijão.

Segundo Marcelo Garcia, um dos alunos participantes, os cursos servem como um grande incentivo para o mercado de trabalho. “O objetivo é buscarmos nos qualificar melhor e aproveitar esses treinamentos como uma oportunidade para colocar nossos conhecimentos à disposição de comércios de alimentos ou, quem sabe, conseguirmos montar nosso próprio negócio”, comenta.

Todos os participantes dos cursos recebem uma cartilha explicativa para cada tema abordado com o objetivo de aprimorar o aprendizado dos alunos.

Sobre o SENAR

Criado pela Lei nº 8.315, de 23/12/91, é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite. Integrante do chamado Sistema S, tem como função cumprir a missão estabelecida pelo seu Conselho Deliberativo, composto por representantes do governo federal e das classes trabalhadora e patronal rural.

O SENAR atende, gratuitamente, mais de 3 milhões de brasileiros do meio rural, todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.

As 27 Administrações Regionais promovem cursos e capacitações para desenvolver competências profissionais e sociais em aproximadamente 300 profissões do meio rural. Esta renomada instituição de ensino tem entre seus objetivos promover ações de formação profissional rural, que promovam a qualificação e o aumento da renda do trabalhador, por meio de cursos de formação inicial e continuada nas áreas de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, extrativismo, agroindústria, atividades de apoio agrossilvipastoril e atividades relativas à prestação de serviços.

Os cursos do SENAR são gratuitos e com vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de Paraibuna, na Rua Major Ubatubano, 42, Centro. Mais informações pelo telefone: 3974-0006.

Acesse: www.senar.org.br

01 - Treinamentos do SENAR ministrados na Cozinha Agroinsdustrial da Casa da Agricultura

02 - Treinamentos do SENAR ministrados na Cozinha Agroinsdustrial da Casa da Agricultura

03 - Treinamentos do SENAR ministrados na Cozinha Agroinsdustrial da Casa da Agricultura