Paraibuna, 22 de Julho de 2017
04/07/2017 - Casa da Agricultura volta a contar com o trabalho de tratoristas para atender os produtores rurais do município

Operadores de trator agrícola contratados pela Prefeitura de Paraibuna, no processo seletivo do Consórcio Três Rios (24/04/2017) estão prestando atendimento aos produtores rurais paraibunenses que necessitam dos serviços da Casa da Agricultura.

A engenheira agrônoma da Diretoria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura, Bárbara Faria, explica a importância da iniciativa. “A Casa da Agricultura ficou um tempo sem dispor desse serviço porque estava sem tratoristas. Como esse tipo de mão de obra é essencial na assistência aos produtores rurais, foi necessário fazer o processo seletivo para sanar o problema”, declara.

O trabalho desenvolvido pelos tratoristas faz parte do projeto de “Mecanização Agrícola”, que consiste na utilização de máquinas e tratores em auxílio no preparo do solo em propriedades rurais e tem como um dos principais objetivos aumentar a produção e a diversificação dos sistemas produtivos, elevando a renda e melhorando as condições de vida dos produtores rurais.

Segundo o produtor do Bairro da Fartura, Emanuel Messias da Silva, o retorno do serviço foi muito importante. “A economia é muito grande com esse apoio da Prefeitura porque pagamos apenas 20 reais por hora de máquina trabalhada; se tivéssemos de contratar um serviço particular pagaríamos 100 reais a hora – uma economia de 80% e que nos ajuda bastante na diminuição dos gastos”, afirma.

As inscrições para a utilização de tratores no preparo do solo (aração e gradagem) estão disponíveis desde o dia 1º de julho, respeitando o Decreto 2.714 de 20/05/2013, que regulamenta o uso de tratores e implementos. A ordem das regiões abrangidas seguirá o determinado em ata, em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e afixado no mural da Casa da Agricultura.

Além de serem favorecidos pelo uso dos tratores, os produtores rurais também contam com o importante apoio e a orientação técnica da equipe de profissionais da Casa da Agricultura, desde o cultivo até a colheita, conforme as necessidades de cada produtor.

Os interessados na solicitação do serviço precisam preencher uma ficha de inscrição, comparecendo à Diretoria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, na Av. Lincoln Feliciano da Silva, 274, Centro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Segundo informações do setor responsável pelo projeto de Mecanização Agrícola, cada produtor tem direito a usufruir do trator por até 30 horas de serviços. Custo dos maquinários: trator convencional (20 reais por hora); trator traçado (30 reais por hora). Mais informações pelo telefone: 3974-2120.

01 - Tratorista da Casa da Agricultura prestando serviço em propriedade rural, no Bairro da Fartura.

02 - Projeto de Mecanização Agrícola no Bairro da Fartura

03 - Projeto de Mecanização Agrícola no Bairro da Fartura