Paraibuna, 20 de Setembro de 2017
05/07/2017 - Conscientização sobre à violência contra os idosos é tema de evento em Paraibuna

Um grupo de idosos paraibunenses esteve reunido na manhã do último dia 30 de junho, no Centro de Assistência e Atendimento à Melhor Idade “Norival Lourenço dos Santos” (CAAMI), para participar do 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), por meio da Diretoria de Saúde e Bem Estar Social de Paraibuna.

Os participantes receberam orientações sobre seus direitos em uma palestra proferida por Cristiano Cristovam da Silva, do Departamento de Bem Estar Social, e pela servidora do mesmo setor, Ana Elisa Vieira Santos – formada em Terapia Ocupacional.

Para o munícipe José Nunes, de 74 anos, é sempre bom adquirir mais conhecimento dos direitos em benefício aos idosos. “Essa palestra foi muito importante, pois apresentou várias informações que não sabíamos; fico feliz o dia que posso participar dessas atividades que nos ajudam a ter uma vida mais digna”, declara.

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

A data é celebrada no dia 15 de junho, instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa para criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitar esse tipo de caso como normal.

Para a Organização Mundial da Saúde - OMS, violência é “a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis”. Associa intencionalidade com a realização do ato, independentemente do resultado produzido.

A violência é compreendida como todas as violações dos direitos civis (como a vida, a propriedade, a liberdade de ir e vir, de consciência e de culto), políticos (como o direito a votar e a ser votado, ter participação política), sociais (como habitação, saúde, educação, segurança), econômicos (como emprego e salário) e culturais (como o direito de manter e manifestar sua própria, cultura).

Conforme consta no Estatuto do Idoso, “Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito”. É ainda “Dever de todos prevenir a ameaça ou violação dos direitos do Idoso”.

01 - 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

02 - 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

03 - 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

04 - 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

05 - 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

06 - 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

07 - 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

08 - 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

09 - 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

10 - 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

11 - 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

12 - 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

13 - 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

14 - 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

15 - 1º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.