Paraibuna, 17 de Dezembro de 2017
24/07/2017 - Palestra em Paraibuna orientará população sobre a doença de Fabry – uma enfermidade rara de difícil diagnóstico

Nesta quarta-feira (26), às 18h, a Câmara Municipal de Paraibuna recebe uma equipe de profissionais de Saúde, que ministrará uma palestra sobre uma doença rara, conhecida como Doença de Fabry. Estarão presentes o médico nefrologista, Dr. Osvaldo Paz, a enfermeira Rose, e o presidente da ABRAFF – Associação Brasileira de Pacientes Portadores da Doença de Fabry e seus Familiares, Vanderlei Cento Fante, que também é portador da doença.

Em Paraibuna, uma família foi diagnosticada com esse tipo de enfermidade, que é de difícil diagnóstico. Por isso, a palestra é uma grande oportunidade para que esses cidadãos e outros munícipes interessados no assunto possam tirar suas dúvidas sobre os sintomas da Doença de Fabry, como é feito o diagnóstico, o tratamento, dentre outras informações importantes.

Estimam-se que somente 25 mil pessoas tenham essa enfermidade ao redor do mundo. Por não ter tratamento e ser progressiva, a Doença de Fabry pode diminuir a expectativa de vida de seus portadores. De acordo com a ABRAFF, no Brasil foram identificados até o momento cerca de 220 pacientes com a enfermidade.

Saiba mais

Fabry é uma das 45 diferentes doenças de depósito lisossômico (DDL), que se caracterizam por ser genéticas, de caráter hereditário, que causam a deficiência ou a ausência de uma enzima que ajuda o corpo a liberar resíduos gerados nas células. Esses resíduos, no caso de Fabry, se acumulam predominantemente no coração, no cérebro e nos rins. Isso faz com que a enfermidade comprometa a qualidade de vida e a produtividade do paciente.

Os principais sintomas iniciais são os distúrbios gastrointestinais, sudorese ausente ou diminuída, intolerância ao calor e ao frio e dor importante nas mãos e nos pés. Em geral, os pacientes com progressão mais lenta da doença são mais difíceis de ser diagnosticados, pois os sintomas se apresentam mais sutis e atenuados.

Para obter mais informações sobre a palestra que será proferida no Plenário da Câmara Municipal de Paraibuna, ligue para o telefone: (12) 9 8828-4617. Assista também um vídeo sobre a doença, publicado no You Tube, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=dQYZmm1dheg

Site da ABRAFF - divulgação