Paraibuna, 19 de Outubro de 2017
28/07/2017 - Moradores do Bairro do Colinas terão água tratada, por meio de Concessão Pública entre a Prefeitura de Paraibuna e a CAEPA

A população do Bairro do Colinas, na zona rural de Paraibuna, agora tem motivos para comemorar a realização de um grande sonho: o direito ao acesso a água potável fornecida pela CAEPA – Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna). Isto foi possível porque o Governo Municipal conseguiu incluir o bairro como beneficiário do abastecimento de água, por meio de um Aditivo no Contrato de Concessão, que contou com a Anuência da Agência Reguladora ARES-PCJ, órgão responsável em regular e fiscalizar a concessionária de água e esgotamento sanitário do município.

A partir da próxima segunda-feira (31/07), a CAEPA iniciará os testes na tubulação existente no local e fará a extensão de rede e obras de melhorias, de acordo com as necessidades da rede de água do Colinas. A Prefeitura de Paraibuna disponibilizará serviços de carro de som para informar os moradores a respeito dessa conquista e o que a população local terá de fazer para solicitar a ligação de água em suas residências.

Para oferecer água de qualidade aos munícipes, a concessionária utilizará dois poços artesianos, um instalado no Bairro Santa Edwiges e outro no Colinas 1. Além desses dois poços, também será ativado o poço artesiano no Colinas 2, próximo ao galpão do “Empório Chão Caipira”. Segundo a Prefeitura de Paraibuna, o uso do poço do Colinas 2 será crucial para ajudar a reforçar não apenas o fornecimento de água às 160 famílias do Bairro do Colinas, mas também disponibilizar os serviços de água para o Empório Chão Caipira e, futuramente, ao Polo Industrial de Paraibuna, localizado nessa mesma região.

Segundo a moradora do Colinas, Suelen Rodrigues, a ligação de água no bairro irá melhorar a qualidade de vida de todos. “Na minha casa moram 11 pessoas e sempre temos problemas com a falta de água, pois a bomba utilizada para levar água à caixa, não funciona direito, e a gente precisa emprestar água do vizinho para matar a sede, preparar alimentos e até tomar banho. Portanto, acredito que não teremos mais este problema quando for feita a ligação de água por parte da CAEPA”, ressalta.

Já para a moradora Michele Gonçalves de Oliveira, o acesso a água potável trará muitos benefícios à comunidade local. “Nossos imóveis ficarão mais valorizados, aliás o bairro como um todo ganhará muito com isso, pois teremos uma água tratada, diferentemente das águas dos poços individuais, que não sabemos se são boas ou não; eu mesma compro água para beber, em vez de utilizar essa outra”, comenta.

O gestor do contrato de concessão com a CAEPA e funcionário do Setor de Planejamento da Prefeitura de Paraibuna, Jônatas Oliveira de Almeida, explica a importância da água tratada para os moradores do Colinas. “A água limpa e tratada é um elemento diferencial à saúde, considerando que cerca de 80% das doenças existentes derivam da água; assim sendo, torna-se estratégico que os moradores do Bairro Colinas procurem a CAEPA para requisitar a ligação de água potável”, diz.

De acordo com informações da concessionária, para solicitar à ligação da água, os interessados precisam apresentar alguns documentos na sede da CAEPA – na Rua Nossa Senhora de Lourdes, 40 (Alto da Caixa D’água), na região central de Paraibuna. Telefone: (12) 3974-0401. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h30.

Dentre os documentos que deverão ser apresentados, estão:

• I - Escritura de propriedade em nome do requisitante ou contrato particular de compra e venda do imóvel com todas as firmas reconhecidas em cartório.
  • II – carnê de IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano, referente ao ano corrente.
  • III – documentos pessoais do requisitante.
  • IV – Conta de energia elétrica

Nota sobre a CAEPA

A Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna S.A. é uma empresa ligada à GS Inima Brasil Ltda e Enorsul Saneamento – consórcio vencedor da licitação feita pela prefeitura, em 2015. O contrato de concessão tem validade de 30 anos e foi assinado, na época, pelo prefeito Antônio Marcos de Barros e pelo diretor presidente da GS Inima Brasil, Paulo Roberto de Oliveira, no dia 09 de junho de 2015.

Dentre as principais metas durante a vigência do contrato de concessão, estão: a universalização do sistema de água e esgoto; construção de ETEs – Estações de Tratamento de Esgoto; troca de toda a tubulação antiga da cidade; maior rapidez nos serviços de manutenção; e a garantia de um serviço de melhor qualidade aos munícipes. A previsão de investimento da empresa, neste início da concessão em Paraibuna, é de cerca de oito milhões de reais, no período de 2015 a 2018.

01 - Prefeito de Paraibuna, Vitão Miranda, posa para foto com moradores do bairro do Colinas e representantes da CAEPA e do Setor de Planejamento da Prefeitura.

02 - Veículo da concessionária CAEPA, no Bairro do Colinas, zona rural de Paraibuna.

03 - Poço artesiano do Colinas 2, que será ativado pela CAEPA para o abastecimento de água do Colinas, do Empório Chão Caipira e, futuramente, do Polo Industrial do Município.

04 - Bairro do Colinas, à esquerda da foto com a maior extensão de área - Imagem Google Maps.

05 - Representantes da Prefeitura de Paraibuna e da CAEPA, durante encontro no Bairro do Colinas.

06 - Poço artesiano do Colinas 1, que também será utilizado para levar água à comunidade do Bairro do Colinas Paraibuna.

07 - Poço artesiano do Bairro Santa Edwiges, outro poço a ser utilizado para o fornecimento de água aos moradores do Colinas Paraibuna.

08 - Poço artesiano do Bairro Santa Edwiges, outro poço a ser utilizado para o fornecimento de água aos moradores do Colinas Paraibuna.

09 - Documento que comprova a anuência da ARES-PCJ, na inclusão do Bairro do Colinas como beneficiário do serviço de água da CAEPA.