Paraibuna, 17 de Dezembro de 2017
01/08/2017 - 11ª Conferência de Assistência Social discute melhorias para a gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)

Cerca de 50 pessoas participaram da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na manhã da última sexta-feira (28/07), no CAAMI – Centro de Atendimento e Assistência à Melhor Idade. O evento reuniu assistentes sociais, usuários dos serviços da assistência social, entidades e representantes da sociedade civil e do Poder Público.

Os alunos do professor Flávio Itajubá, responsável pela Oficina de Construção de Tambores e Toque de Maracatu da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva” fizeram uma apresentação especial, abrilhantando a abertura do evento.

A 11ª Conferência contou com a participação do professor Marcos Valdir Silva – assistente social e supervisor técnico da Fundação Casa (Divisão regional do Vale do Paraíba); ele ministrou uma palestra com o tema: Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Após a palestra, foram divididos quatro grupos de trabalho, que discutiram e apresentaram na plenária as propostas escolhidas nas salas; essas propostas e deliberações para o aprimoramento do SUAS serão levadas à Conferência Estadual. Também foram escolhidos os delegados que representarão Paraibuna, na 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, de 3 a 5 de outubro, em São Paulo.

Segundo a coordenadora do Departamento de Bem Estar Social de Paraibuna, Eliete Nogueira, a 11ª edição da Conferência discutiu o Plano Decenal – planejamento da área social no período de 2016 a 2026. “A conferência é de grande importância porque defende a garantia dos direitos de benefícios, como por exemplo o Bolsa Família, dentre outros programas assistenciais para que os mesmos sejam mantidos em benefício à população em situação de vulnerabilidade social, ajudando a suprir as necessidades básicas dessas pessoas”, explica.

A 11ª Conferência foi promovida pela Prefeitura de Paraibuna, por meio do Departamento de Bem Estar Social e o Conselho Municipal de Assistência Social. O evento acontece a cada dois anos e tem como principal finalidade buscar melhorias das questões sociais em benefício aos usuários do SUAS.

01 - XI Conferência Municipal de Assistência Social de Paraibuna

02 - XI Conferência Municipal de Assistência Social de Paraibuna