Paraibuna, 17 de Dezembro de 2017
04/08/2017 - Audiência Pública discute propostas para a implantação do Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna

A Prefeitura de Paraibuna, por meio de sua Diretoria de Turismo, promoveu uma Audiência Pública para falar sobre o Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna, que tem como objetivo orientar ações para aprimorar e diversificar a oferta turística, além de desenvolver projetos para o crescimento do turismo no município.

O evento foi realizado no auditório da Casa da Agricultura, no final da tarde desta quinta-feira (03) e contou com a presença do Prefeito de Paraibuna, Victor de Cássio Miranda (Vitão), do presidente da Câmara Municipal, vereador André Vinícius de Moraes Sampaio (André Baby), e do presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Paulo Rodolfo César.

Também estiveram presentes na solenidade os vereadores: Dinei, Daniel “Bananinha”, Flavinho Pedroso, Janaina Andrade, Marcelo André, Rosemar do Prado “Popay” e Renato Celeste, além de comerciantes, donos de empreendimentos turísticos do município, entidades representativas e da sociedade civil, e a professora doutora Cleide Pivott, responsável técnica pela elaboração do Plano Diretor de Turismo Sustentável do Município.

A turismóloga e colaboradora técnica da Diretoria de Turismo da Prefeitura, Elaine Nogueira, apresentou o Plano Diretor de Turismo Sustentável do Município destacando o potencial turístico de Paraibuna, sua infraestrutura e serviços, e os programas que tornarão a cidade mais apta a pleitear o título de Município de Interesse Turístico (MIT). As cidades que possuem este título recebem do Governo do Estado, anualmente, entre R$500.000,00 e R$600.000,00 para serem investidos em obras e ações destinadas exclusivamente ao setor de turismo.

Após a explanação do plano diretor, os participantes tiveram a oportunidade de fazerem perguntas e darem sugestões, visando melhorias para o desenvolvimento turístico de Paraibuna. “A participação de todos que vieram prestigiar nosso evento foi muito positiva para o sucesso da Audiência Pública. Só temos de agradecer a presença do público, em especial dos vereadores, que puderam compreender melhor as necessidades de conseguimos todo apoio em benefício ao turismo paraibunense”, ressalta a diretora municipal de Turismo, Marisol Gomes.

A Audiência Pública foi organizada pela equipe de profissionais da Diretoria Municipal de Turismo e contou com a importante parceria da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, que forneceu o equipamento de som e disponibilizou uma equipe de áudio e vídeo para fazer a filmagem do evento.

Próximos passos

As sugestões apresentadas na Audiência Pública serão incorporadas ao Plano Diretor, que será transformado em um Projeto de Lei, submetido para apreciação da Câmara de Vereadores, em sessão prevista para acontecer no dia 14 de agosto. Após a aprovação, a Lei será sancionada pelo prefeito e a documentação completa da cidade encaminhada para a Assembleia Legislativa. O último passo é o encaminhamento ao Governador, que poderá sancionar a lei que torne Paraibuna em um Município de Interesse Turístico.

Para requerer o título de MIT, o município deve possuir potencial turístico e atender algumas exigências previstas na Lei, como possuir serviço médico (pronto atendimento), meios de hospedagem, serviços de alimentação, capacidade de atender a população local e os turistas em relação ao abastecimento de água, dentre outros requisitos.

Veja como foi elaborado o Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna, clicando no arquivo abaixo:

01 - Audiência Pública do Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna

02 - O pátio da Casa da Agricultura ficou lotado de carros dos participantes do evento.

03 - Audiência Pública do Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna

23 - Audiência Pública do Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna

24 - Audiência Pública do Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna

25 - Audiência Pública do Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna

26 - Café oferecido aos participantes, após o encerramento da Audiência Pública.

27 - Café oferecido aos participantes, após o encerramento da Audiência Pública.