Paraibuna, 19 de Outubro de 2017
07/08/2017 - Casa da Agricultura incentiva produtores rurais a fazerem a análise do solo, visando à qualidade de suas lavouras

Agosto é o mês ideal para realizar a coleta e análise do solo, pois com a chegada do período chuvoso, geralmente nos meses de setembro e outubro, inicia-se as plantações das culturas de verão (safra normal).

É em agosto que devemos já ir preparando as áreas e realizar as análises de solo para fazer, no caso de necessidade, as correções de acidez do solo com calcário, que deverá agir no solo por no mínimo 30 dias, antes do plantio das culturas.

A Casa da Agricultura, como forma de incentivo aos produtores rurais, estará no período de 01 a 20 agosto, recebendo as análises sem o custo do frete. Será cobrado apenas os valores do laboratório que é de R$17,00 a análise simples, e R$31,00 a completa.

A análise de solo é uma importante ferramenta para que os produtores possam planejar suas lavouras, além de ser um dos melhores investimentos para a agricultura moderna.

O manejo adequado dos nutrientes faltantes traz economia no adubo e incremento na produtividade, além de permitir saber exatamente qual nutriente tem no solo e assim comprar os adubos necessários, na quantidade certa. A recomendação é que a análise seja feita todos os anos.

Para saber como realizar a coleta e outras ações, procure a engenheira agrônoma da Casa da Agricultura, Bárbara Faria. Informações: 3974-2120.

Importância da análise do solo

• A maioria dos solos brasileiros não têm condições adequadas para sustentar o correto desenvolvimento das culturas. Para sanar esse problema, técnicas de correção como calagem, gessagem, e adubação são realizadas;

• Porém, para que tenham eficiência, a realização de uma boa análise do solo é imprescindível. Seus resultados guiarão o agrônomo a criar programas de recomendação de adubação e correção do solo, tornando-o muito mais produtivo;

• A análise de solo consegue ainda quantificar características químicas e físicas da propriedade, sendo essencial para caracterizar a capacidade da área em fornecer nutrientes para as plantas, além de possibilitar a identificação da presença de acidez e de elementos tóxicos;

• Logo, os produtores rurais que não analisam o solo regularmente não terão condições de identificar a qualidade do mesmo, não sabendo, assim, quantificar a aplicação necessária de adubo e demais nutrientes que irão corrigir as necessidades. E como se sabe, excesso ou falta de adubo é sinônimo de perda financeira à atividade.

Saiba mais, acessando o link:

Análise de solo - imagem meramente ilustrativa