Paraibuna, 17 de Dezembro de 2017
22/09/2017 - Escola Otacília Domingues desenvolve projetos de educação ambiental em parceria com a CESP e a Diretoria de Educação

Um projeto piloto elaborado pela EMEIEF Otacília Domingues, no Bairro do Comércio, tem envolvido os alunos em atividades de educação ambiental, que vão desde a instalação de um jardim e de uma horta na escola, até a implantação de um pomar com diversas mudas de árvores frutíferas, como: Pitanga, Cambuci, Ameixa, Amora, Graviola, Araçá, dentre outras. Boa parte dessas mudas foram doadas pela CESP de Paraibuna.

Para ensinar os alunos sobre a importância da compostagem – reciclagem do lixo orgânico utilizado na agricultura ou em jardins e plantas – a Escola contou com a importante parceria da Companhia Energética de São Paulo, que disponibilizou a bióloga da empresa, Deise Martins, para orientar os estudantes. “Em julho, estivemos na escola e realizamos uma oficina de compostagem para os alunos e funcionários; também montamos uma composteira, para o aproveitamento dos resíduos orgânicos, gerados no preparo da merenda escolar”, explica Deise.

Na última quinta-feira (21), data na qual se comemorou o Dia da Árvore, os alunos viveram, na prática, a emoção de plantar espécies frutíferas utilizadas na formação do pomar da EMEIEF Otacília Domingues. Foram plantadas mudas de frutas nativas, utilizando o próprio composto orgânico preparado pelos alunos.

As espécies frutíferas doadas pela CESP foram produzidas no Viveiro de Produção de Mudas da empresa, em Paraibuna, que possui capacidade de produção de 500.000 mudas das espécies típicas da Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica). São espécies de árvores nativas (exceto a Ameixa, Graviola e Achachairu) de alta qualidade genética e fisiológica, utilizadas nos projetos de reflorestamentos, que resultam na conservação da flora, do solo e dos recursos hídricos, realizados pela CESP nas regiões dos reservatórios da Companhia.

As atividades realizadas na Escola Otacília Domingues fazem parte do Projeto Colhendo Frutos, que compõe o programa de Educação Ambiental da CESP, realizado em parceria com a Diretoria Municipal de Educação e o apoio técnico dos profissionais da Seção de Meio Ambiente da Prefeitura de Paraibuna.

Horta na Escola

A instalação de uma horta com produtos 100% orgânicos é outro projeto de sucesso desenvolvido pela EMEIEF Otacília Domingues, como explica a diretora da unidade, Leliane Ap. de Jesus Santos. “A ideia da horta partiu do nosso Plano de Gestão Anual, que definiu também outras ações importantes, dentre elas o trabalho com reciclagem, e as instalações de um jardim e de um pomar em nossa escola. O objetivo é despertar nas crianças o interesse pela preservação do meio ambiente; fazer com que os alunos aprendam, desde pequenos, a valorizar a natureza e ajudar a conservá-la”, ressalta.

Para conseguir executar os projetos, a Escola teve o apoio da Diretoria Municipal de Educação, que disponibilizou um espaço para a instalação da horta, além de conceder um funcionário para cuidar exclusivamente do jardim e, principalmente, do pomar e da horta.

Segundo a aluna Monique da Silva Rodrigues, do 4º ano A, ajudar a cuidar da horta é uma atividade bem legal. “Fico muito feliz quando vou à horta; já cheguei a plantar alface, rúcula, beterraba e outros alimentos ótimos para nossa saúde e que são destinados à merenda da nossa própria escola”, declara.

01 - Um dos grupos que participou do plantio de mudas frutíferas no Pomar da Escola Otacília Domingues.

02 - Plantio de árvores frutíferas na área destinada ao pomar da escola.

03 - Grupo de alunos da EMEIEF Otacília Domingues posa para foto na horta da escola.

04 - Jardim instalado com a ajuda dos alunos.

05 - Bióloga da CESP, Deise Martins, durante explicação sobre a compostagem.

06 - Bióloga da CESP, Deise Martins, durante explicação sobre a compostagem.

07 - Bióloga da CESP, Deise Martins, durante explicação sobre a compostagem.

08 - Mudas de árvores frutíferas doadas pela CESP.

09 - Mudas de árvores frutíferas doadas pela CESP.

10 - Plantio de mudas frutíferas no pomar da escola.

11 - Grupo de alunos que ajudou no plantio de árvores frutíferas.

12 - Jardim da escola feito com a ajuda dos alunos.

13 - Jardim da escola feito com a ajuda dos alunos.

14 - Alunos em visita à horta da escola.

15 - Grupo de alunos da EMEIEF Otacília Domingues que participam dos projetos de educação ambiental da escola.