Paraibuna, 19 de Outubro de 2017
25/09/2017 - Evento em Paraibuna reunirá produtores rurais na 1ª oficina sobre o PSA (pagamento por serviços ambientais)

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), em parceria com a Prefeitura de Paraibuna, realizará – no dia 04 de outubro, às 18h, no Salão Paroquial da igreja do Bairro do Espírito Santo – a 1ª Oficina sobre o PSA (pagamento por serviços ambientais) aos produtores rurais do município que ajudarem a proteger a vegetação nativa nas Microbacias Ribeirão Fartura e Lageado.

A Oficina tem como principais objetivos apresentar o Projeto Clima e Biodiversidade na Mata Atlântica e definir como será o processo de seleção das propriedades rurais contempladas no Município.

Para participar do processo seletivo, os produtores precisam cumprir alguns requisitos, como: terem a posse legal da propriedade com a área devidamente regularizada; apresentarem o cadastro ambiental rural (CAR), e não estarem inadimplentes (terem dívidas) com o Estado, dentre outros requisitos.

Os critérios para estabelecer o valor a ser repassado aos produtores serão baseados no tamanho do imóvel, da área de cobertura vegetal nativa conservada e a região onde estiver inserida a propriedade. Já o dinheiro do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) será feito com o apoio financeiro do fundo do Global Environment Facility (GEF) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), disponibilizados por meio da FINATEC (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos), sediada em Brasília/DF.

Outras informações na Casa da Agricultura. Telefone: (12) 3974-2120, ramal 207.

Leia mais sobre o projeto, acessando o link:

PSA - Divulgação