Paraibuna, 23 de Novembro de 2017
17/10/2017 - Paraibuna foi destaque no Jornal Bom Dia São Paulo da Rede Globo, em matéria sobre a Rota da Luz

O município de Paraibuna ganhou notoriedade em matérias exibidas pelo telejornal Bom Dia São Paulo da TV Globo, que destacaram o percurso da Rota da Luz e a celebração dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, descoberta por pescadores em 1717, no rio Paraíba do Sul.

O número de peregrinos católicos que utilizam a Rota da Luz com destino ao Santuário Nacional de Aparecida vem aumentando a cada dia e isto tem atraído muitos turistas para a cidade, uma vez que Paraibuna está inserida nessa Rota voltada para o turismo religioso.

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura oferecida aos peregrinos no município, a Diretoria de Turismo desenvolve ações, como a formatação da Rota da Luz no trecho de Paraibuna, cujo propósito é buscar parcerias com moradores e comerciantes, “chamados de amigos do peregrino”, que estejam inseridos ou não na Rota da Luz, e que possam prestar assistência aos romeiros. Por isso, será feito um cadastro dos comércios que queiram investir no atendimento e auxílio aos visitantes, oferecendo maior conforto aos peregrinos.

Rota da Luz

Trata-se de uma nova rota turística lançada em abril de 2016 – que faz parte do programa Caminha São Paulo, realizado pela Secretaria de Estado do Turismo e destinada aos romeiros que viajam à cidade de Aparecida. No total, são oito dias de caminhada num percurso entre 220 a 240 quilômetros, passando pelos municípios de Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida.

A Rota da Luz oferece aos romeiros uma alterativa de percurso ‘mais segura’, em estradas secundárias, para chegar a Aparecida, possibilitando além da contemplação e reflexão, o conhecimento das paisagens, da história e das riquezas naturais das cidades participantes. Anteriormente, o caminho mais utilizado pelos caminhantes era a rodovia Presidente Dutra, uma das mais movimentadas rodovias do país.

Todo o percurso é sinalizado com placas indicativas e os caminhantes podem registrar a sua passagem pelos municípios com a utilização de QR Code (código quadrado em 2D que pode ser escaneado pela câmera fotográfica do celular), instalados em estabelecimentos comerciais e locais públicos indicados no site: www.rotadaluz.com.br No endereço, os caminhantes também encontram informações sobre as cidades participantes e orientações.

Segundo o Governo Municipal, Paraibuna terá a oportunidade de atrair mais visitantes para a cidade, que poderão conhecer melhor nosso município, antes mesmo de seguirem a viagem pela Rota da Luz. Esse caminho alternativo foi criado pelo governo estadual justamente para aumentar o turismo nos locais por onde a rota passa.

Para ver as reportagens do Bom Dia São Paulo, acesse os links:

01 - Grupo de peregrinos recebem às boas vindas da diretora municipal de Turismo, Marisol Gomes, na passagem por Paraibuna.

02 - Placa da Rota da Luz instalada no município para servir de sinalização aos romeiros.

03 - Imagem ilustrativa da Rota da Luz em Paraibuna.