Prefeitura Municipal de Paraibuna - SP
Onde Comer ?
Onde Ficar ?
Entretenimento
Paraibuna, 23 de Novembro de 2017
Newsletter
Nome:
E-mail:
Notícias da Cidade
17/10/2017 - Paraibuna foi destaque no Jornal Bom Dia São Paulo da Rede Globo, em matéria sobre a Rota da Luz

     O município de Paraibuna ganhou notoriedade em matérias exibidas pelo telejornal Bom Dia São Paulo da TV Globo, que destacaram o percurso da Rota da Luz e a celebração dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, descoberta por pescadores em 1717, no rio Paraíba do Sul.

     O número de peregrinos católicos que utilizam a Rota da Luz com destino ao Santuário Nacional de Aparecida vem aumentando a cada dia e isto tem atraído muitos turistas para a cidade, uma vez que Paraibuna está inserida nessa Rota voltada para o turismo religioso.

    Com o objetivo de melhorar a infraestrutura oferecida aos peregrinos no município, a Diretoria de Turismo desenvolve ações, como a formatação da Rota da Luz no trecho de Paraibuna, cujo propósito é buscar parcerias com moradores e comerciantes, “chamados de amigos do peregrino”, que estejam inseridos ou não na Rota da Luz, e que possam prestar assistência aos romeiros. Por isso, será feito um cadastro dos comércios que queiram investir no atendimento e auxílio aos visitantes, oferecendo maior conforto aos peregrinos. 

Rota da Luz

     Trata-se de uma nova rota turística lançada em abril de 2016 – que faz parte do programa Caminha São Paulo, realizado pela Secretaria de Estado do Turismo e destinada aos romeiros que viajam à cidade de Aparecida. No total, são oito dias de caminhada num percurso entre 220 a 240 quilômetros, passando pelos municípios de Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida.

     A Rota da Luz oferece aos romeiros uma alterativa de percurso ‘mais segura’, em estradas secundárias, para chegar a Aparecida, possibilitando além da contemplação e reflexão, o conhecimento das paisagens, da história e das riquezas naturais das cidades participantes. Anteriormente, o caminho mais utilizado pelos caminhantes era a rodovia Presidente Dutra, uma das mais movimentadas rodovias do país.

     Todo o percurso é sinalizado com placas indicativas e os caminhantes podem registrar a sua passagem pelos municípios com a utilização de QR Code (código quadrado em 2D que pode ser escaneado pela câmera fotográfica do celular), instalados em estabelecimentos comerciais e locais públicos indicados no site: www.rotadaluz.com.br No endereço, os caminhantes também encontram informações sobre as cidades participantes e orientações.

    Segundo o Governo Municipal, Paraibuna terá a oportunidade de atrair mais visitantes para a cidade, que poderão conhecer melhor nosso município, antes mesmo de seguirem a viagem pela Rota da Luz. Esse caminho alternativo foi criado pelo governo estadual justamente para aumentar o turismo nos locais por onde a rota passa.

     Para ver as reportagens do Bom Dia São Paulo, acesse os links:

https://globoplay.globo.com/v/6204390/?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar

https://globoplay.globo.com/v/6203827/?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar



Fotos anexas à Noticia: (Clique sobre a(s) foto(s) para ampliá-la(s).


01 - Grupo de peregrinos recebem às boas vindas da diretora municipal de Turismo, Marisol Gomes, na passagem por Paraibuna.


02 - Placa da Rota da Luz instalada no município para servir de sinalização aos romeiros.


03 - Imagem ilustrativa da Rota da Luz em Paraibuna.

Fone:(12) 3974-2080
Prefeitura Municipal de Paraibuna
Rua Humaitá, 20 - Centro - Paraibuna - SP - CEP 12260-000

Nº de acessos