Prefeitura Municipal de Paraibuna - SP
Onde Comer ?
Onde Ficar ?
Entretenimento
Paraibuna, 23 de Novembro de 2017
Newsletter
Nome:
E-mail:
Notícias da Cidade
19/10/2017 - Idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC/Loas devem estar inscritos no Cadastro Único para não perderem o benefício

A inscrição permite que os beneficiários também tenham acesso a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso

     Todos os idosos a partir dos 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem estar inscritos no Cadastro Único até o final de dezembro de 2017. Após a data, famílias que não estiverem cadastradas perderão o direito de receber o benefício.

     Para fazer o cadastramento, o responsável familiar deve ter mais de 16 anos. Não é preciso que ele seja beneficiário direto do BPC, basta morar na mesma casa em que vive o beneficiário e dividir as responsabilidades com despesas e renda.

     O responsável deve procurar um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa, preferencialmente, no mês de aniversário do beneficiário. Caso a data do aniversário já tenha passado, a família deve fazer o cadastro o mais rápido possível. 

      A inscrição no Cadastro Único também permite que o beneficiário tenha acesso a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso, entre outros. 

     Famílias de beneficiários do BPC já inscritas no Cadastro Único devem atualizar dados sempre que houver modificações, como mudança de endereço, alteração na composição familiar, ou, ainda, no prazo máximo de até dois anos. A desatualização do cadastro poderá levar à suspensão do benefício. 

     O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal – sem a necessidade de contribuição previdenciária – ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. Não é preciso ter contribuído com a Previdência Social.

     Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social

     Acesse também os links:
ttp://www.mds.gov.br/cnas/noticias/inclusao-no-cadastro-unico-de-idosos-beneficiarios-do-bpc-termina-em-dezembro

http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/cartilhas/cartilha-bpc-final.pdf

     Outras informações no CRAS, sediado no prédio do Bem Estar – Av. Major João Elias Calazans, 365, Centro. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 16h. Telefones: (12) 3974-0239 / 3974-2040.



Fotos anexas à Noticia: (Clique sobre a(s) foto(s) para ampliá-la(s).


01 - BPC - Divulgação


02 - Panfleto explicativo sobre o BPC - Benefício de Prestação Continuada.


03 - Panfleto explicativo sobre o BPC - Benefício de Prestação Continuada.

Fone:(12) 3974-2080
Prefeitura Municipal de Paraibuna
Rua Humaitá, 20 - Centro - Paraibuna - SP - CEP 12260-000

Nº de acessos