Paraibuna, 23 de Novembro de 2017
24/10/2017 - Vigilância Epidemiológica de Paraibuna faz balanço positivo da vacinação de cães e gatos no município

A realização de uma feira de adoção, no dia 21, também ajudou a enriquecer a campanha

No período de 19 de setembro a 21 de outubro, a Diretoria Municipal de Saúde – por meio da Vigilância Epidemiológica – realizou a Campanha de Vacinação contra a Raiva animal em cães e gatos, em diversos bairros da zona rural e no centro da cidade.

A meta estipulada pelo Instituto Pasteur – entidade que é uma referência no estudo contra a raiva – era de que Paraibuna vacinasse 4.587 animais, sendo 4.146 cães e 441 gatos. No entanto, o município imunizou um número maior, beneficiando 5.271 animais, dentre os quais 4.493 cães e 778 gatos.

No sábado (21/10), as equipes do Serviço de Controle Animal e da Vigilância Epidemiológica estiveram na Praça do Mercado para aplicação das vacinas nos animais. Além dos trabalhos de imunização, também aconteceu outro evento importante, a Feira de Adoção de cães e gatos, que chamou bastante atenção do público, principalmente das crianças que ficaram deslumbradas com a beleza dos bichinhos.

“Gostei muito de um gato que estava em exposição e resolvi adotá-lo para fazer companhia para outro que tenho em casa. Acho muito importante adotar um bichinho de estimação porque além de você dar a ele o direito de ter um lar, ajuda a tirar os animais das ruas”, declara Fábio Accard.

Este ano, a campanha de vacinação contou com a parceria da Concessionária Tamoios, que doou o material de divulgação da campanha em Paraibuna, incluindo camisetas, faixas e banners; e também com o apoio da técnica veterinária, Ana Lígia Stábile, proprietária da loja Pet in House, que disponibilizou gratuitamente serviços de banho nos cães destinados para adoção, na Praça do Mercado.

Segundo a médica veterinária responsável pelo Serviço de Controle Animal da Prefeitura de Paraibuna, Maria Antonia Calazans “Tóta”, a vacinação é uma medida muito eficaz na prevenção à raiva. “A campanha foi um sucesso porque teve um ótimo retorno da população, que entendeu a importância de levar os animais para serem vacinados contra a doença”, enfatiza.

Quem deixou de levar seus animais para vaciná-los deve entrar em contato com o Serviço de Controle Animal – no Centro Municipal de Saúde. Telefone: 3974-2136.

01 - Campanha de Vacinação Antirrábica, na Praça do Mercado - Centro de Paraibuna.

02 - Campanha de Vacinação Antirrábica, na Praça do Mercado - Centro de Paraibuna.

03 - Campanha de Vacinação Antirrábica, na Praça do Mercado - Centro de Paraibuna.

04 - Cachorrinho toma banho na loja Pet in House, antes de ser disponibilizado para adoção.

05 - Cachorrinho toma banho na loja Pet in House, antes de ser disponibilizado para adoção.

06 - Campanha de Vacinação Antirrábica, na Praça do Mercado - Centro de Paraibuna.

07 - Campanha de Vacinação Antirrábica, na Praça do Mercado - Centro de Paraibuna.

08 - Campanha de Vacinação Antirrábica, na Praça do Mercado - Centro de Paraibuna.

09 - Animais em exposição durante à Feira de Adoção.

10 - Um dos animais disponibilizados para doação.

11 - Animais em exposição durante à feira de adoção.

12- Animais em exposição durante à feira de adoção.

13 - Fábio Arccard posa para foto ao lado de suas filhas e do gato que ele adotou, na feira de adoção.

14 - Equipe da Diretoria Municipal de Saúde, que trabalhou na Campanha de Vacinação contra a Raiva em cães e gatos.

15 - Equipe da Diretoria Municipal de Saúde, que trabalhou na Campanha de Vacinação contra a Raiva em cães e gatos.