Paraibuna, 17 de Dezembro de 2017
23/11/2017 - Centro de Memória de Paraibuna guarda relíquias da história e cultura do município

Mantido pela Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, desde 2013, o Centro de Memória de Paraibuna – situado à Rua Coronel Marcelino, nº 52, no Centro da cidade – é um espaço dedicado à preservação do patrimônio histórico/cultural do município.

Atualmente, o local possui um acervo com 7 mil peças de sítios arqueológicos – locais onde são encontrados utensílios de pessoas que viveram no passado, são materiais como: cerâmicas, instrumentos de trabalho, enfeites, dentre outros objetos. Além das peças de sítios arqueológicos descobertos no próprio município, o Centro de Memória também resguarda peças históricas das cidades de Jacareí e Ilha Bela, e documentos (processos) judiciários de Paraibuna com mais de 50 anos.

Segundo o diretor presidente da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, Márcio Mayo, o Centro de Memória foi criado para promover a preservação do patrimônio material e imaterial de Paraibuna. “É um departamento muito importante, ligado ao nosso Polo de Patrimônio Histórico, onde são catalogados boa parte da história da nossa cidade. Ali encontramos fotos antigas, jornais e revistas do município, peças arqueológicas e documentos diversos”, declara.

O Centro de Memória de Paraibuna é um espaço aberto para pesquisas e tem como público alvo professores, estudantes e pesquisadores que buscam informações sobre à cultura, história, economia e outros assuntos atrelados ao município de Paraibuna.

O atendimento no local é feito pela assessora de patrimônio histórico da Fundação Cultural, Milena Antunes de Camargo Mendes. Segundo Milena, é fundamental que a população ajude a preservar o patrimônio histórico paraibunense. “Contamos com a ajuda dos munícipes nessa preservação da história da nossa cidade. Convidamos a população para participar com críticas, elogios ou sugestões, nas reuniões da Comissão Setorial de Arquivo de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural, que se reúne, uma vez por mês, para falar sobre os trabalhos desenvolvidos em Paraibuna.

O Centro de Memória de Paraibuna fica aberto de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Telefone: 3974-1074.

01 - Centro de Memória de Paraibuna

02 - Centro de Memória de Paraibuna