Paraibuna, 16 de Janeiro de 2018
02/01/2018 - Paraibuna participa do Censo Agropecuário 2017 do IBGE, que será concluído em fevereiro de 2018

Estão sendo levantadas informações sobre a área cultivada, produção, pessoal ocupado no setor, irrigação, uso de agrotóxicos, dentre outros temas.

Desde o início de outubro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza à coleta de dados do Censo Agropecuário 2017. Durante cinco meses, quase 19 mil recenseadores visitarão mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o Brasil.

Estão sendo levantadas informações sobre a área cultivada, produção, pessoal ocupado no setor, irrigação, uso de agrotóxicos e agricultura familiar, entre outros temas. Os resultados devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

Em Paraibuna, a equipe do IBGE conta com o trabalho de cinco pessoas, sendo três recenseadores, um ACM – Agente Censitário Municipal, e um ACS – Agente Censitário Supervisor. “O objetivo desse trabalho é retratar a produção agropecuária no Brasil e mostrar o cenário atual vivido pelo homem do campo, visando definir políticas públicas em benefício do setor, a partir dos dados levantados pelo IBGE”, explica Alex Farias – coordenador de Sub área do IBGE, que engloba os municípios de Paraibuna, Jambeiro, Monteiro Lobato, Caçapava e São José dos Campos.

O coordenador da Sub área, na qual Paraibuna está inserida, também fez um pedido especial. “É muito importante que os produtores do município recebam bem os recenseadores, que estarão identificados com crachá e material de coleta do IBGE. Os produtores podem passar as informações com tranquilidade, pois o IBGE tem uma lei que garante o sigilo dos dados, não tendo finalidade fiscal e nem jurídica, apenas para informações do banco de dados do Instituto, para ter um retrato global do que é produzido no país”, ressalta Farias.

Para realizar o Censo Agropecuário 2017, o IBGE realizou dois processos seletivos para contratação de 26.010 trabalhadores temporários distribuídos por pouco mais de quatro mil municípios. A coleta de dados dos recenseadores é feita de forma digital e as operações são monitoradas pela internet.

O censo também vai subsidiar a criação de uma nova pesquisa anual do IBGE – a Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários. A ideia é que a pesquisa vá a campo, anualmente, captar dados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

Mais informações sobre o Censo Agropecuário, no Posto de Coleta do IBGE em Paraibuna, no Ginásio Poliesportivo Municipal “Monsenhor Benedito Mário Calazans” ou pelo telefone: (12) 3942-7017.

Censo Agro 2017 - Divulgação