Paraibuna, 16 de Janeiro de 2018
04/01/2018 - Instalação de tachões reflexivos estão entre as melhorias feitas em vias públicas da cidade, em 2017

A parceria entre o Governo Municipal e a Concessionária Tamoios possibilitou diversas benfeitorias em logradouros públicos de Paraibuna, ao longo de 2017, que beneficiaram motoristas e pedestres do município e visitantes.

Uma dos serviços realizados foi a instalação de tachões reflexivos – dispositivos com retrorrefletores que colaboram para direcionar o sentido de fluxo da via e auxiliam na redução de velocidade, evitando acidentes e proporcionando mais segurança aos usuários. Os tachões foram colocados na Av. Antonio F. da Silva, entre o Bela Vista e a Vila Camargo, e na Rua Major Soares, em frente à Creche Irmã Hilda Oliveira, que recebeu à sinalização após a sugestão do munícipe Rodolfo de Siqueira, que entrou em contato com a Prefeitura por meio do whatsapp: 9 8190-1845, reivindicando a melhoria. O Governo Municipal oficiou a Concessionária Tamoios, que atendeu o pedido do morador.

“Achei por bem fazer esse pedido dos tachões por já ter presenciado um atropelamento na região entre a escola Santinha Moura e o Posto de Saúde. Eu mesmo tenho dois filhos, de 02 e 03 anos, que ficam na creche municipal e sempre me preocupei com a segurança deles e de outras crianças e pais que passam pelo local, inclusive pessoas de idade. Por isso, só tenho de agradecer pelo serviço feito e parabenizar à Prefeitura por disponibilizar um número de whatsapp, afinal, esse canal de comunicação foi muito útil e me ajudou a ter meu pedido atendido”, afirma Siqueira.

Outras benfeitorias

O recapeamento de algumas vias públicas também merece destaque, como o novo asfalto implantado na Av. Antonio F. da Silva (SPA 32) – desde a rotatória do Bairro Bela Vista até o início da Av. São José; na SPA 33 – que liga a Rodovia dos Tamoios ao Bairro do Chororão até a entrada da Fazenda Calazans; na Av. Dr. Carlos Guimarães (Beira Rio), Rua Major Soares; Av. Benedito N. Santos (SPA 35), do trevo do Cemitério Municipal à saída para a Rodovia dos Tamoios; no Bairro da Vila Amélia (SPA 37), até o trevo de acesso à Usina Hidrelétrica da CESP; e melhorias em 5 km na estrada entre os bairros do Rio Claro e do Comércio.

Outra melhoria foi a colocação de câmeras de vídeo - instaladas na entrada de Paraibuna, próxima à Vila Camargo, e na Avenida Benedito Nogueira Santos. São câmeras iguais àquelas instaladas pela Concessionária Tamoios, em todo o trecho de concessão da Rodovia dos Tamoios e que são monitoradas pelo CCO (Centro de Controle Operacional) da concessionária. As câmeras têm capacidade para captar imagens em um grande raio de ação por terem tecnologia que permite ver cenas em 360 graus.

Segundo o Governo Municipal, a Concessionária Tamoios tem o compromisso de realizar a manutenção de 15 quilômetros de vias públicas em Paraibuna em um período de 30 anos. São logradouros públicos sob a responsabilidade do Estado e que foram incluídos no Edital de Contrato de Concessão da Rodovia dos Tamoios, elaborado pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), e assinado com o Governo do Estado.

De acordo com a Administração do Município, essa parceria com o Governo do Estado e a Concessionária Tamoios tem gerado uma grande economia aos cofres públicos, porque a Prefeitura não precisa arcar com os gastos de manutenção nesses locais.

01 - Tachões reflexivos instalados em frente à Creche Municipal Irmã Hilda Oliveira.

02 - Tachões reflexivos instalados em frente à Creche Municipal Irmã Hilda Oliveira.

03 - Tachões reflexivos instalados na Av. Antonio Feliciano da Silva, próxima ao trevo de acesso ao Bairro Bela Vista.

04 - Tachões reflexivos instalados entre os Bairros do Bela Vista e Vila Camargo, na Av. Antonio F. da Silva.

05 - Tachões reflexivos instalados entre os Bairros do Bela Vista e Vila Camargo, na Av. Antonio F. da Silva.

06 - Tachões reflexivos instalados em frente à Creche Municipal Irmã Hilda Oliveira.