Paraibuna, 16 de Janeiro de 2018
08/01/2018 - Governo Municipal orienta a população para se prevenir contra deslizamentos de terras, por causa da chuva intensa

A Prefeitura de Paraibuna pede aos munícipes para tomarem todo cuidado com a chuva intensa que cai no município. Com a chegada desse período chuvoso do verão, é importante se prevenir contra possíveis deslizamentos de terras, que podem causar desabamentos e soterramentos, principalmente nos locais de maior risco. O alerta é por conta do volume de chuva acumulado dos últimos dias.

Segundo o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é grande a possibilidade de risco geo-hidrológico na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, da qual Paraibuna faz parte. De acordo com imagem ilustrativa (infográfico) publicado no site do Cemaden, a expectativa é de mais chuva intensa na região para os próximos dias.

A Defesa Civil de Paraibuna estará atenta a possíveis ocorrências no município, como: quedas de barreiras, alagamentos e quedas de árvores. Por esse motivo, o órgão solicita aos moradores que redobrem a atenção e, caso alguém precise de ajuda, ligue imediatamente para os telefones: (12) 3974-2070 ou 9 8190-1878.

Para receber informações sobre a situação meteorológica da cidade, envie uma mensagem via SMS para o número: 40199, informando apenas o número do CEP da cidade, desta forma: 12260000.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo traz algumas dicas para quem mora em morro ou encosta:

• Plante grama e capim nas encostas do terreno, pois as raízes penetram no solo e impedem o desmoronamento;

• Evite plantar bananeiras e árvores grandes como mangueira, mamoeiro, abacateiro, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra;

• Evite também cortes e aterros nas encostas para não enfraquecer o terreno;

• Nunca construa próximo a barrancos. Quanto maior for a distância que você deixar, maior será a segurança para a sua moradia;

• Sabia que o lixo jogado nas encostas acumula água? Isso vai deixá-lo mais pesado e, se escorregar, vai arrastar o solo junto com ele;

• Nunca jogue água de pia, tanque ou chuveiro nas encostas. Além de ser errado e contaminar o solo, umedece a área e aumenta o risco de deslizamento. O melhor a fazer para a prevenção é instalar canaletas ou tubos para o escoamento dessas águas usadas.

Sinais que indicam que pode ocorrer um deslizamento

• Observe no terreno se árvores, postes ou muros estão com alguma inclinação anormal;

• Observe rachaduras, trincas ou saliências no chão ou nas paredes;

• Observe se o local tem água mais barrenta que o normal. Pode ter algum cano com vazamento e infiltrando-se pelo terreno.

O que fazer?

Em caso de deslizamento, é importante sair imediatamente do local e procurar abrigo em lugares seguros. Quando estiver a salvo, ligue para a Defesa Civil no 199 ou para a Defesa Civil Municipal de Paraibuna pelos telefones: (12) 3974-2070 ou 9 8190-1878

#OperaçãoChuvasdeVerão

Fonte: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

01 - Deslizamento de terra em bairro do município de Teófilo Otoni-MG. Imagem ilustrativa.

02 - Deslizamento de terras em Nova Friburgo-RJ. Imagem ilustrativa

03 - Previsão do Cemaden - Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, em 08-01-2018.