Paraibuna, 18 de Fevereiro de 2018
23/01/2018 - CESP entrega ao Governo Municipal documento sobre o PAE – Plano de Ação de Emergência da UHE Paraibuna

Representantes da Companhia Energética de São Paulo estiveram na Prefeitura de Paraibuna, na manhã desta terça-feira (23), para a entrega do PAE – Plano de Ação de Emergência da Usina Hidrelétrica da CESP (UHE Paraibuna).

Participaram da reunião o prefeito do município, Victor de Cássio Miranda, o agente da Defesa Civil Municipal, Sandro Cassemiro, o gerente da Usina da CESP em Paraibuna, engenheiro João Alberto C. Oliveira e o supervisor da Divisão de Engenharia Civil da Estatal, engenheiro Edvaldo Fábio Carneiro.

O encontro teve por objetivo explicar sobre o PAE e os procedimentos a serem tomados, em caso de emergência nas barragens (Paraibuna e Paraitinga), instaladas no município. Esse procedimento faz parte da Resolução Normativa nº 696, de 15 de dezembro de 2015, da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, que regulamenta à Lei Federal 12.334/2010, referente à Política Nacional de Segurança de Barragens.

Segundo a Companhia Energética de São Paulo, o Plano de Ação de Emergência – PAE é um documento formal elaborado pela CESP, para definir os procedimentos em situação declarada de “emergência”, servindo de suporte para a elaboração dos planos de contingência municipais e defesa civil.

A CESP ressalta ainda que a barragem da UHE Paraibuna é muito segura, possuindo um Plano de Segurança de Barragens – PSB atualizado, com realizações de inspeções visuais rotineiras, leitura e análise dos instrumentos de auscultação instalados nas estruturas da barragem, com o objetivo de manter a integridade e operacionalidade do empreendimento.

01 - Representantes da CESP entregam ao Município o PAE - Plano de Ação de Emergência da Barragem da UHE Paraibuna.

02 - Entrega do PAE da UHE Paraibuna

03 - Entrega do PAE da UHE Paraibuna