Paraibuna, 17 de Dezembro de 2017
09/02/2011 - Oficina prepara bonecões e decoração para o carnaval

Feitos de jornal velho e cola, com estrutura de PVC e uma elegante roupa de chitão, os bonecões, que alegram o Carnaval paraibunense, começam a ganhar vida.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Fundação Cultural "Benedicto Siqueira e Silva" realiza a oficina de Bonecões e Máscaras Carnavalescas, cujo objetivo é preparar os personagens e confeccionar a decoração da cidade.

Para a decoração, serão confeccionadas cerca de 30 peças entre máscaras e personagens. "A inspiração a gente busca nas tradições do município; no imaginário da população e nos costumes do carnaval", disse mestre Ronnie dos Santos, responsável pela oficina.

Neste ano, dez bonecões estarão na festa – sete adultos e três infantis. Muitos deles já conhecidos da população como o Seu Siqueira – homenagem ao ilustre paraibunense que dá nome à Fundação Cultural.

A novidade ficará por conta dos bonecos que caracterizaram cada um dos blocos carnavalescos da cidade.

A brincadeira dos bonecões reúne as famílias em uma folia saudável, divertindo adultos e despertando a imaginação das crianças.

Henrique Batista Barros, 10 anos, é um dos participantes da oficina. Desde o ano passado, ele ajuda na criação dos bonecões. Este ano, além de fazer, irá manipular um personagem infantil. "Eu gosto muito de fazer e da brincadeira com os bonecões. Quero que o carnaval chegue logo", disse.

Os bonecões animarão as matinês do carnaval paraibunense, ao som dos tradicionais blocos.

As pessoas interessadas podem procurar a Fundação Cultural, de segunda a sexta, das 08h00 às 17h00, ou ligar para: (12) 3974.0716.

"Loira", um dos bonecões que mais faz sucesso na brincadeira

"Seu Siqueira", bonecão feito em homenagem ao ilustre paraibunense

Confecção de peça que será usada na decoração da cidade

Henrique preparando material para a montagem dos bonecões