Paraibuna, 19 de Dezembro de 2014
01/03/2011 - Pamonhada Paraibuna: uma festa da solidariedade

Em sua 12ª edição, a Pamonhada de Paraibuna é uma grande festa de solidariedade, na qual os visitantes podem saborear as delícias do milho e ajudar os idosos carentes do Lar Vicentino de Paraibuna.

A Pamonhada surgiu para resgatar um costume antigo do município, no qual famílias e amigos se reuniam para preparar a pamonha e outros quitutes do milho, na época de safra. A esta ideia, juntou-se a necessidade de arrecadar fundos para o Lar Vicentino de Paraibuna que passava por dificuldades e precisava melhorar a antiga vila. A partir daí, estava estruturado o evento que se tornaria uma tradição nos carnavais e um dos mais importantes do município.

O segredo do sucesso está no grande número de voluntários que, num ato de amor, doam seus trabalhos e fazem o evento acontecer.

Para este ano, a diretoria do Lar Vicentino tem a previsão de utilizar cerca de 50 mil espigas de milho e 2,5 toneladas de açúcar para o preparo das pamonhas, bolos, curaus e milhos cozidos.

Até hoje, o dinheiro arrecadado ajudou a adaptar a vila, deixando-a mais acessível e segura, além de construir novas dependências, como: sala de televisão, administração, cozinha, lavanderia, banheiros e doze quartos que garantem mais conforto aos idosos.

Com a renda deste ano, a administração da instituição pretende dar início a uma nova etapa da obra que prevê a construção de uma farmácia, consultório médico, salão de festas, sete quartos e cinco banheiros. Os fundos levantados no evento também são essenciais para a manutenção do dia-a-dia do Lar.

A Pamonhada acontece de 05 a 08 de março, das 9h00 às 17h00, no Largo do Mercado.