Paraibuna, 20 de Setembro de 2017
24/10/2012 - Pássaro Marrom e Litorânea esclarecem denúncias

O Governo Municipal recebeu nesta terça-feira, 23, a visita do gerente operacional da Pássaro Marrom, Clayton Carvalho, e do responsável pela garagem de São José dos Campos, Adolfo Göpfert. Eles vieram a Paraibuna para dar esclarecimentos e informações da empresa sobre as constantes reclamações e denúncias das más condições dos ônibus que fazem a linha Paraibuna – São José dos Campos (vice-versa).

De acordo com Clayton, a empresa está passando por um período de renovação e adequação, desde setembro de 2011, quando a Pássaro Marrom e a Litorânea foram vendidas para a Família Constantino, que controla o Grupo Constantino – proprietário de outras empresas do ramo de transportes rodoviários, dentre as quais: Breda, Penha, Expresso Kaiowa, Expresso Maringá, Expresso Caxiense, entre outras – conferindo ao grupo o título de maior da América Latina, no segmento.

Segundo ele, após a compra verificou-se que a frota estava ultrapassada e iniciou-se um processo de substituição dos veículos mais antigos. Na primeira etapa, foram adquiridos 80 carros da marca Marcopolo – maiores, mais confortáveis e adaptados para portadores de necessidades especiais – que substituíram ônibus do Litoral e de linhas intermunicipais, com data de fabricação de 2000.

A segunda etapa contemplaria as linhas de Paraibuna e tinha data prevista para o início de 2012; no entanto, o gerente da empresa conta que com a criação da Região Metropolitana, novas regras serão estabelecidas (tal como pintura dos carros, etc), o que fez a empresa aguardar para adquirir e adaptar os veículos, conforme estas novas características. Portanto, a mudança deve ocorrer no 1º semestre de 2013.

Até então, o gerente disse que a empresa se compromete em fazer pequenos reparos e tem um plano de manutenção preventiva dos veículos, na tentativa de melhorar as condições de transporte e segurança dos passageiros.

Em resposta às reclamações de superlotação e horários atrasados, disseram que estão realizando um estudo com pessoas especializadas nos ônibus e adquiriram um software moderno capaz de confrontar números e re-programar os horários conforme a necessidade. Segundo Clayton, até o final de dezembro esta reprogramação acontecerá.

Outro questionamento respondido foi quanto ao valor das passagens, que de acordo com o gerente da empresa é estabelecido segundo uma tabela fixada pela própria Artesp – e futuramente, será pela EMTU.

Os representantes da empresa ainda anunciaram novidades para a linha, como a implantação de catraca eletrônica, e reforçaram ao Governo Municipal que estão abertos para o diálogo e para busca de melhorias de seus serviços no município.

Representantes da empresa apresentaram suas respostas às denuncias