Paraibuna, 01 de Agosto de 2014
01/11/2012 - No dia de Finados conheça o Cemitério de Paraibuna

O Cemitério é um dos lugares mais famosos de Paraibuna. A frase enigmática, logo no portão de entrada, "Nós que aqui estamos por vós esperamos", leva os visitantes à reflexão e virou folclore na região.

Acredita-se que a frase foi colocada por um padre, com a intenção de chamar a atenção dos visitantes, para que orem mais pelos mortos. No entanto, muitos crêem que a inscrição faz referência à nossa breve passagem por esta vida.

Existe ainda uma terceira hipótese, onde o "Vós" refere-se a Deus e a frase passa a ser uma aclamação dos falecidos pela salvação divina.  O autor da frase, provavelmente, se inspirou em uma inscrição parecida, na Capela dos Ossos, na cidade de Évora, em Portugal, para criar a sua. Na capela portuguesa, frades franciscanos fixaram no século XVII, a seguinte frase: "Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos".

Pela curiosidade e polêmica, o Cemitério Paraibunense, já foi inspiração e cenário para diversas produções culturais, dentre elas, o consagrado documentário: "Nós que aqui estamos por vós esperamos" (1999), do cineasta Marcelo Masagão.

01. Entrada do Cemitério Municipal

02. Portal de entrada apresenta a famosa frase