Prefeitura Municipal de Paraibuna - SP
Onde Comer ?
Onde Ficar ?
Entretenimento
Paraibuna, 01 de Agosto de 2014
Newsletter
Nome:
E-mail:
Notícias da Cidade
01/11/2012 - No dia de Finados conheça o Cemitério de Paraibuna

      O Cemitério é um dos lugares mais famosos de Paraibuna. A frase enigmática, logo no portão de entrada, "Nós que aqui estamos por vós esperamos", leva os visitantes à reflexão e virou folclore na região.

      Acredita-se que a frase foi colocada por um padre, com a intenção de chamar a atenção dos visitantes, para que orem mais pelos mortos. No entanto, muitos crêem que a inscrição faz referência à nossa breve passagem por esta vida.

      Existe ainda uma terceira hipótese, onde o "Vós" refere-se a Deus e a frase passa a ser uma aclamação dos falecidos pela salvação divina.  O autor da frase, provavelmente, se inspirou em uma inscrição parecida, na Capela dos Ossos, na cidade de Évora, em Portugal, para criar a sua. Na capela portuguesa, frades franciscanos fixaram no século XVII, a seguinte frase: "Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos".

      Pela curiosidade e polêmica, o Cemitério Paraibunense, já foi inspiração e cenário para diversas produções culturais, dentre elas, o consagrado documentário: "Nós que aqui estamos por vós esperamos" (1999), do cineasta Marcelo Masagão.



Fotos anexas à Noticia: (Clique sobre a(s) foto(s) para ampliá-la(s).


01. Entrada do Cemitério Municipal


02. Portal de entrada apresenta a famosa frase


03. Inscrição que causa grande discussão entre moradores e visitantes

Fone:(12) 3974-2080
Prefeitura Municipal de Paraibuna
Rua Humaitá, 20 - Centro - Paraibuna - SP - CEP 12260-000

Nº de acessos