Paraibuna, 22 de Julho de 2017
14/12/2012 - Paraibuna melhora seu índice de desenvolvimento municipal

O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo anual do Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) que acompanha o desenvolvimento dos mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas: Emprego e Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Com base nos dados coletados pelos municípios, também é feito um panorama nacional, tendo uma leitura da realidade atual do país; quanto mais próximo de um, maior o desenvolvimento da localidade.

Um dos fatores que contribuiu para a elevação dos índices da FIRJAN no município foi à capacitação profissional, através de cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente aos munícipes, e conseguidos por meio de parceria entre o Governo Municipal, a Associação Comercial e Empresarial de Paraibuna (ACEP) e de instituições, como: ETEC – Escola Técnica Estadual, SENAI, SESI e SEBRAE.

Em um índice que varia de 0 a 1, Paraibuna alcançou 0.6780 de IFDM e subiu em todos os critérios analisados: Educação, Saúde e Emprego e Renda. O município havia atingido um índice muito ruim em 2009 (avaliação dos anos anteriores). Em 2010, na atual Administração, Paraibuna teve um aumento de 89,44% no índice de Emprego e Renda e saiu do critério de "Baixo Desenvolvimento", passando para Desenvolvimento Regular".

A elevação desses números aconteceu devido a inúmeros projetos desenvolvidos no município, como: a construção do Gasoduto da Petrobrás, às diversas obras realizadas em Paraibuna, em parceria com o Governo do Estado e, recentemente, a duplicação da Rodovia dos Tamoios; todos estes empreendimentos ajudaram a gerar muitos empregos aos paraibunenses.

Segundo o Governo Municipal, diversas empresas não poluentes vindas de várias cidades do Estado, manifestaram interesse no projeto do Condomínio Industrial de Paraibuna, que estará em funcionamento, em breve. Assim que essas empresas se instalarem no município, os índices de Emprego e Renda devem se manter em elevação.

Grafico do IFDM - Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal

Gráfico comparativo entre 2009 e 2010