Home / Notícias / Academia ao ar livre da Vila Amélia tem beneficiado a comunidade local e moradores da região

Desde quando foi instalada, em agosto deste ano, a academia ao ar livre da Vila Amélia – localizada ao lado do campo de futebol society do bairro – tem contribuído para fomentar o lazer e a prática de atividade física aos usuários do espaço, que podem dispor de vários aparelhos, incluindo equipamento adaptado para cadeirantes.

Frequentadora assídua da academia desde que os equipamentos foram instalados, a moradora do bairro, Clemilda de Jesus Camargo, elogiou a iniciativa da Prefeitura. Segundo ela, a academia tem sido de grande utilidade aos moradores da região. “Estamos muito satisfeitos com a vinda desses aparelhos de ginástica, que além de atender os moradores da Vila Amélia, também tem beneficiado pessoas de bairros vizinhos, que sempre comparecem a academia para fazerem seus exercícios”, declara.

Ainda de acordo com Clemilda, a academia trouxe outros benefícios. “Essa academia ao ar livre valorizou mais o bairro e se transformou em um atrativo a mais, proporcionando maior qualidade de vida para toda a família. No meu caso, por exemplo, as atividades nos aparelhos já me ajudaram a ter mais disposição e até a dormir melhor”, confessa.

Segundo o Governo Municipal, o objetivo desta ação é incentivar a população na prática esportiva e no cuidado com a saúde, bem como no incentivo à interação social. Os frequentadores do espaço, aliás, podem se exercitar de forma correta, uma vez que há no local painel explicativo sobre como usar cada aparelho ali instalado.

O prefeito de Paraibuna, Vitão Miranda, agradece ao então deputado estadual Hélio Nishimoto por ter disponibilizado verba para a vinda desses aparelhos de ginástica ao município.

Benefícios da academia ao ar livre

O projeto da academia ao ar livre visa dar à população a condição de praticar exercícios físicos em equipamentos adequados. O uso frequente dos dispositivos de ginástica instalados em espaços públicos auxilia nos cuidados com a saúde, colabora no fortalecimento da musculatura e também ajuda na perda de calorias.

Os exercícios nesse tipo de academia também ajudam a prevenir doenças, eliminam maus hábitos, como fumo, alcoolismo, sedentarismo e má alimentação e estimulam o convívio social, ao mesmo tempo em que tonificam, aperfeiçoam e fortalecem a musculatura dos praticantes, dentre outros benefícios.