Home / Notícias / Acampamento no ‘Parque do Fundão’ reúne escoteiros de Paraibuna e São José dos Campos

Fraternidade, lealdade, responsabilidade, respeito e disciplina são alguns dos princípios seguidos pelo movimento escoteiro em todo o mundo. Em Paraibuna, o 329º Grupo Escoteiro da Cidade promoveu atividades especiais, sendo a principal delas o AGG – Acampamento Geral de Grupos de final da temporada de 2018, realizado no Parque Municipal Dr. Rui Calazans de Araújo “Parque do Fundão” – região central de Paraibuna.

O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de dezembro e reuniu participantes do Grupo Escoteiro Paraibuna G.E. 329º e do Grupo Escoteiro Alpha Centauri G.E. 453º de São José dos Campos (da modalidade do ar), que veio à cidade pela primeira vez para participar de atividades de integração com os escoteiros paraibunenses.

O diretor-presidente do 329º Grupo Escoteiro Paraibuna, Chefe Duda, explicou o objetivo da ação. “Esse evento teve como intuito maior divulgar o movimento escoteiro na cidade de Paraibuna para despertar nas pessoas, principalmente nas crianças, jovens e adolescentes o gosto pela prática do escotismo”, ressalta.

Segundo o Chefe Duda, “O trabalho dos escoteiros paraibunenses consiste em participar e apoiar todos os eventos públicos, como por exemplo: Carnaval e Pamonhada, aniversário da cidade, trabalho social junto ao Lar Vicentino, dentre outras ações que ajudam a difundir um pouco os trabalhos desenvolvidos pelos escoteiros do município”, declara.

A Chefe do Grupo Escoteiro Alpha Centauri Gear de São José dos Campos, Vanessa Graziela de Souza Maia, compartilhou sua alegria em ter participado do acampamento em Paraibuna. “Só temos de agradecer pela maneira tão carinhosa como fomos recebidos pelo 329º Grupo Escoteiro Paraibuna, que nos levou para conhecer lugares encantadores, como o Mercado Municipal, os casarões históricos, dentre outros belos pontos turísticos da cidade”, destaca.

Ainda de acordo com Vanessa Maia, outro ponto marcante foi ter conhecido a trilha do “Parque do Fundão. “Essa trilha aqui de Paraibuna é maravilhosa! Em nossa cidade, São José dos Campos, existe um Horto Florestal também, mas o uso dele é muito restrito. O que nos emociona muito é de fato ver a Prefeitura daqui fazer essa concessão que nos permiti usar o espaço”, afirma.

Durante o acampamento em Paraibuna, os participantes envolveram-se em atividades, como: instruções sobre técnicas de acampamento e refeições na mata, uso dos recursos naturais e respeito à vida selvagem, do convívio em harmonia com a natureza, etc.

Sobre Escotismo

Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, o Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seus próprios desenvolvimentos, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. O movimento escoteiro acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente pode formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Saiba mais em: https://www.escoteiros.org.br/o-movimento-escoteiro/

Veja mais fotos do evento, acessando o link: