Home / Notícias / Caminhada, nesta segunda (1º), marca o início das comemorações da Semana do Idoso em Paraibuna

O Departamento Municipal de Assistência Social deu início nesta segunda-feira (1º), as celebrações da Semana do Idoso no Município com uma caminhada pelas ruas da cidade. Participaram da ação membros do grupo Via a Vida, idosos do Lar Vicentino e voluntários do projeto Teia do Bem Paraibuna e também a participação da vice-prefeita, Lourdes Aparecida de Angelis Pinto – Dona Lurdinha.

Após a caminhada, os participantes degustaram um delicioso café servido na sede do CAAMI – Centro de Atendimento e Assistência a Melhor Idade de Paraibuna, que contou com a presença do prefeito Vitão Miranda, ele compareceu ao local para prestigiar o evento e parabenizar a todos pela semana do idoso.

Dentre as atividades a serem disponibilizadas a turma da Melhor Idade, durante esta semana, estão: palestras, jogos internos CAAMI, piquenique comunitário, “Baile da Melhor Idade”, entre outras ações.

Segundo a presidente do grupo Viva Vida e vice-presidente do CMDI – Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Paraibuna, Ana Lúcia de Oliveira Diniz, a semana do idoso é um momento muito especial de conscientização sobre a importância da pessoa idosa na sociedade. “Os idosos precisam ser sempre valorizados e esta semana é uma ocasião muito apropriada para isso. É importante que todos valorizem e respeitem a pessoa idosa, em especial os jovens, pois um dia quando chegarem à velhice também gostarão de ser bem tratados e valorizados”, ressalta.

Origem do Dia do Idoso

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas e é comemorado no dia 1º de outubro, com a proposta de sensibilizar mundialmente a sociedade para as questões do envelhecimento. No Brasil, esta data é marcada pela conquista do Estatuto do Idoso, instituído em 2003. Este documento regulamenta os direitos da pessoa idosa e tem como objetivo proteger e fortalecer essa crescente parcela da população, garantindo assim o seu pleno exercício da cidadania.