Home / Notícias / Cerimônia marca a Posse da Prefeita e do Presidente da Câmara Mirim por um dia, neste mês das crianças

Aconteceu nesta quinta (11), véspera do Dia das Crianças, a Sessão Solene que marcou a Posse do Presidente da Câmara Mirim por um dia, Filipe Matos, de 11 anos, aluno do 5º Ano – professora Selma Leite da EMEIEF Geraldo Martins dos Santos, no Bairro do Espírito Santo; e da Prefeita Mirim, Talita da Silva Carvalho, 11 anos, aluna da professora Marcela Kato (5º Ano B) da EMEF Irmã Irene Alves Lopes “Irmã Zoé”.

A cerimônia de Posse dos cargos aconteceu nas sedes da Câmara Municipal e da Prefeitura, respectivamente, e contou com a presença dos pais, familiares, professores, alunos e autoridades do município.

O objetivo da ação foi promover a educação política dos estudantes para que possam conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Poder Legislativo e do Poder Executivo e desenvolvam um olhar crítico sobre as necessidades do município.

O presidente da Câmara Mirim, Filipe Matos, propôs que a Prefeitura implante no município o projeto “Biblioteca Itinerante” nas escolas municipais para que todos os alunos tenham mais acesso ao hábito da leitura e, consequentemente, um maior enriquecimento cultural. Já a Prefeita mirim, Talita Carvalho, elaborou o projeto “Acessibilidade para todos”, no qual sugeriu a construção de uma rampa no Cemitério Municipal para facilitar o acesso às dependências do local, melhorando a acessibilidade a todos.

Segundo a diretora de Educação do Município, Maria Benedita de Souza Rodrigues Santos “Mariazinha”, os alunos estão de parabéns pelas conquistas. “Estamos felizes em poder proporcionar este dia tão inesquecível na vida do Filipe e da Talita, que estão de parabéns por terem elaborado ótimos projetos ao nosso município, assim como outros alunos da rede municipal que também deram boas sugestões de projetos em benefício a Paraibuna e que já foram entregues ao prefeito para conhecimento”, afirma.

Presidente da Câmara e Prefeito Mirim por um dia – saiba mais

O Título de Prefeito e Presidente da Câmara Mirim por um dia acontece desde 2004 quando foi criada a Lei nº 2.252, de 20 de maio do mesmo ano. Como incentivo pela participação e a indicação de projetos em benefício à cidade, os eleitos recebem um cheque com o valor correspondente ao salário do dia do prefeito e do presidente da Câmara.

Dentre os critérios estabelecidos pela Diretoria de Educação de Paraibuna para a escolha dos eleitos, estão: análise das notas, frequência escolar e a elaboração de um projeto de lei para o município, analisado por uma comissão julgadora, que recebeu os projetos sem saber quem eram os autores das propostas, evitando assim qualquer tipo de favorecimento ou injustiça na escolha dos vencedores.

A cerimônia de Posse do Prefeito e Presidente da Câmara Mirim faz parte da programação especial destinada aos alunos da Rede Municipal de Ensino, neste mês das crianças.