Home / Notícias / CMDCA de Paraibuna promoveu, nesta quinta (29), 11ª conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente

Durante o evento foram apresentadas e votadas propostas de ações de proteção integral

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Paraibuna realizou nesta quinta-feira (29), a “11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”. O evento aconteceu na sede do CAAMI Norival Lourenço Santos – Centro de Atendimento e Assistência à Melhor Idade, e contou com a presença do prefeito Vitão Miranda, diretores municipais e representantes de órgãos ligados ao tema.

A conferência teve como objetivo principal trabalhar o tema: Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências, por meio da palestra ministrada por Vanessa Lopes Léo – consultora em Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Mulheres e coordenadora do Parlamento Jovem de Itanhandu.

Durante o evento, os participantes discutiram propostas para uma melhor garantia dos direitos e maior proteção das crianças e adolescentes paraibunenses.

A presidente do CMDCA de Paraibuna, Larissa Neli Faria, explicou a importância da conferência. “Aqui no município fizemos as chamadas conferências livres, nas escolas estaduais, antes mesmo desta conferência municipal, afinal, não tem razão a gente fazer uma conferência dos direitos das crianças e adolescentes sem a presença deles”, afirma.

Larissa destacou um dos objetivos principais do evento. “É muito importante a sociedade como um todo construir políticas públicas de prevenção à violência contra a criança e ao adolescente”.

A XI Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes trouxe a discussão de cinco eixos: 1) Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; 2) Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; 3) Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; 4) Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; 5) Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Para realizar o evento, em 2018, o CMDCA contou com a parceria da Prefeitura de Paraibuna, por intermédio do Departamento Municipal de Assistência Social, e do apoio do Conselho Tutelar de Paraibuna e da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”.