Home / Notícias / Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (CAEPA) recebe moção da Câmara Municipal

A CAEPA recebeu da Câmara dos Vereadores de Paraibuna, uma moção de congratulações e aplausos por ter conquistado com o projeto “Mais água com menos energia”, o segundo lugar, na categoria Técnica, do 3º Prêmio Sustentabilidade 2019, promovido pelo SINDCON (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), com apoio da ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto). Considerado o “Oscar do Saneamento”, a premiação reconhece os melhores projetos desenvolvidos por empresas do setor que buscam promover ações e práticas sustentáveis, como o equilíbrio ambiental, social e econômico nos processos que geram impactos positivos para a sociedade.

A moção nº 032/2019 foi movida pelo presidente da Câmara, Rosemar Benedito Pereira Prado (Popay), e aprovada pelos demais parlamentares na 14ª Sessão Ordinária realizada no dia 9 de setembro.

O projeto “Mais água com menos energia” viabilizou a redução de falta de água no bairro São Guido, que sofria com frequentes desabastecimentos e um índice de perdas de 60% em virtude de vazamentos.

Para realizar essa ação, a CAEPA fez a instalação de uma bomba extra no reservatório, realizou a troca do equipamento antigo por um com maior eficiência energética e substituiu a parte elétrica das instalações. A concessionária realizou ainda, a troca da rede principal de abastecimento de água do bairro, permitindo a redução de vazamentos e paradas emergenciais para manutenção. Com isso, as perdas de água foram reduzidas em 80% e as reclamações de falta de água foram atenuadas. Outra ação realizada para minimizar os rompimentos de tubulações, foi a instalação de válvulas reguladoras de pressão da água distribuída aos usuários.

Atualmente, o bairro vive outra realidade. Não há problemas de desabastecimento de água e os períodos de paradas para manutenção foram reduzidos. O trabalho realizado no local, através do projeto “Mais água com menos energia”, evidencia a capacidade da CAEPA em criar estratégias, aplicar técnicas e gerir soluções que permitam proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores do município.

Sobre a CAEPA

Desde 2015, a Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (CAEPA) é responsável pelos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município de Paraibuna, no Vale do Paraíba. Contratada pelo prazo de 30 anos para atender a população de quase 18 mil habitantes, a CAEPA é controlada pela GS Inima Brasil e Enorsul. Desde que assumiu os serviços de saneamento básico de Paraibuna, a empresa tem investido na modernização do sistema de abastecimento de água potável da cidade e na construção do sistema de esgotamento sanitário. Com os investimentos já realizados a CAEPA reduziu as perdas de água no município de 60 para 31%.