Home / Notícias / Defesa Civil Municipal atende pedidos de munícipes para remoção de árvores na cidade e na zona rural

A equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC PARAIBUNA) trabalhou na retirada de uma árvore que caiu e acabou bloqueando a estrada municipal próxima à Fazenda do Sr. Vicente Freitas, na região do Bairro do Espírito Santo. A ação aconteceu na noite desta terça (04), após as intensas chuvas que caíram na região.

É neste período de chuvas de verão em que há maior risco de haver diversas ocorrências, como alagamentos, deslizamentos de terras, quedas de árvores, trincas em casas em áreas vulneráveis a desabamentos, entre outros incidentes.

Segundo a Defesa Civil de Paraibuna, no último final de semana também houve a queda de outra árvore que fechou uma rua próxima à Chácara do Dinho, no Bairro Bela Vista (Cuba). Assim como no Bairro do Espírito Santo, os homens da Defesa Civil se deslocaram de imediato ao local para o corte e remoção da árvore que contou com o apoio de eletricistas da Elektro na desobstrução da via. Outro pedido atendido prontamente pela Defesa Civil foi o corte de uma árvore que caiu no campo de futebol do Instituto Santo Antonio, no centro da cidade.

Para ajudar a equipe operacional da COMPDEC PARAIBUNA nos serviços realizados no município, o Governo Municipal adquiriu uma nova motosserra que tem facilitado o trabalho dos agentes da Defesa Civil, além da Prefeitura ter disponibilizado uma área exclusiva e mais adequada para o depósito e conservação dos equipamentos e materiais pertinentes à COMPDEC, nas dependências do Departamento Municipal de Serviços Municipais.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil alerta a população sobre os cuidados que devem ser tomados, principalmente durante às chuvas fortes:

• Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores. Há risco de queda e raios;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Não tome banho durante as tempestades;
  • Evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, tais como: fogões, geladeiras, torneiras, canos, etc.;
  • Evite ligar aparelhos e motores elétricos para não queimar os equipamentos;
  • Afaste-se das tomadas e evite usar o telefone;
  • Permaneça dentro de sua casa até a tempestade terminar;
  • Caso precise de informações ou ajuda, entre em contato com a Defesa Civil do Município pelo telefone: (12) 98190-1862.