Home / Notícias / Defesa Civil Municipal emite alerta a população para as chuvas intensas na região nos próximos dias

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município de Paraibuna (COMPDEC) emitiu um alerta – com base nas informações divulgadas pela Defesa da Defesa Civil Estadual – para previsão de fortes chuvas, acima da média, que poderão atingir o Litoral Norte e o Vale do Paraíba, incluindo o município de Paraibuna, a partir deste sábado (11) até a próxima segunda-feira (13). As tempestades poderão vir acompanhadas de descargas elétricas e rachadas de ventos intensas.

A Prefeitura de Paraibuna recomenda que a população fique atenta com o risco de deslizamentos de terra, enchentes, tombamento de árvores, postes, pontes e alagamentos. Na hipótese de haver rachaduras nas paredes de residências, a Defesa Civil de Paraibuna orienta que os moradores busquem abrigo seguro na casa de parentes ou de amigos, se possível.

Em casos de emergência, os munícipes poderão ligar para os telefones: 3974-2120 ou 98190-1862 (plantão).

DICAS DE SEGURANÇA DURANTE AS TEMPESTADES:

• Rodovias e estradas: Se estiver dirigindo, procure um local coberto e seguro e aguarde o tempo melhorar.
  • Enxurradas: Nunca enfrente enxurradas ou atravesse vias alagadas, pois águas de inundação são pesadas e violentas. Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30 cm de água em movimento são suficientes para arrastar um veículo.
  • Áreas descobertas: Se estiver em locais como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente e procure áreas cobertas e seguras.
  • Chuvas com raios: Mantenha distância de objetos altos e isolados ou metálicos, como árvores e guarda-sol. Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas.
  • Trovoadas: Ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos.
  • Deslizamentos: Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.

Acompanhe as orientações da Defesa Civil pelo site: www.spalerta.sp.gov.br

#DefesaCivilprotegevocê