Home / Notícias / EMEIEF do Cedro recebe, nesta quarta (09), o Projeto Criança Segura no Trânsito, parceria do Município com o DETRAN/SP

EMEIEF do Cedro recebe, nesta quarta (09), o Projeto Criança Segura no Trânsito, parceria do Município com o DETRAN/SP

A Prefeitura de Paraibuna assinou, juntamente com o Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, um convênio do projeto “CRIANÇA SEGURA no trânsito”, sob coordenação do DETRAN/SP.

A primeira ação do programa ocorrerá na EMEIEF “Bairro do Cedro”, nesta quarta-feira (09/10), a partir das 8h, para a conscientização dos motoristas das conduções escolares sobre os acidentes de trânsito envolvendo crianças através de palestras, vídeos e dinâmicas.

O projeto CRIANÇA SEGURA no trânsito está vinculado à Organização CRIANÇA SEGURA Safe Kids Brasil, que promove capacitação/formação de profissionais da Educação para a prevenção de acidentes de trânsito com crianças e adolescentes até 14 anos, por meio do curso “CRIANÇA SEGURA no Trânsito Online”, com cessão de uso dos materiais educativos em versão digital. A formulação do programa de Educação para o Trânsito tem o propósito de realizar uma política pública de caráter socioeducativo orientado à luta pela conscientização e esclarecimento com relação aos direitos e deveres dos cidadãos e a preservação da vida no trânsito.

A Educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

Apesar de o trânsito ser reconhecido como um problema social e de saúde pública, de estar estampado diariamente em manchetes de jornais e de ser motivo para constantes debates, poucas escolas brasileiras trabalham com conteúdos pertinentes ao tema.

Neste sentido, a educação possui um potencial transformador do comportamento do indivíduo, potencial esse que têm pilares no processo de ensino-aprendizagem protagonizado pelo espaço escolar, no convívio social, e no respeito da dignidade humana, como forma de melhorar a qualidade de vida nas cidades, sobretudo, baseado no imperativo de modificação das relações sociais em prol do bem-estar e da promoção da cidadania.

O objetivo geral do programa é desenvolver um trabalho preventivo no espaço escolar, a partir de uma abordagem socioeducativa, que contribua para os pais e alunos no exercício da cidadania em respeito às especificidades do trânsito, de forma responsável e para fins de conscientização de seus direitos e deveres para a adoção de comportamento mais adequado e solidário, mediante a afirmação da segurança viária e voltado à redução do número de mortes e sequelas por acidente no trânsito com crianças e adolescentes até 14 anos com formação específica de profissionais.