Home / Notícias / Enfeites com garrafas pet já estão sendo utilizados para o ‘Natal Espetacular no Chão Caipira’ em Paraibuna

O Governo Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Paraibuna, está concluindo a confecção e montagem dos enfeites de natal com garrafas pet arrecadadas para a realização do Projeto “Natal Espetacular” – promovido em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), o Departamento Municipal de Planejamento, Gestão e Turismo, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva” e ACEP – Associação Comercial e Empresarial de Paraibuna.

Desde o mês de agosto, diversas doações de garrafas pet foram feitas em vários postos de arrecadação, em caixas coletoras devidamente identificadas com a logomarca do Natal Espetacular, disponibilizadas na sede da Prefeitura, nos prédios dos departamentos municipais e em pontos comerciais da cidade e da zona rural. A maior arrecadação aconteceu na Escola Municipal “Irmã Zoé” e contou com um grande engajamento dos alunos, nesta ação de coleta dos materiais recicláveis.

Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Ana Neide Honorato, a ideia desse projeto tem como objetivo enriquecer ainda mais o Natal em Paraibuna.  “A adesão ao Natal Espetacular do Fussesp veio para somar com um projeto que nós iniciamos, em 2017, intitulado ‘Natal no Chão Caipira’. Temos a expectativa de que o evento este ano, que se chamará ‘Natal Espetacular no Chão Caipira’, será ainda melhor em virtude do belo trabalho de todas as pessoas que nos ajudaram direta ou indiretamente, seja pelas doações ou confecções dos enfeites natalinos com o uso das garrafas pet, que deixarão nosso natal mais atrativo e alegre”, ressalta.

De acordo com a monitora de cursos do Fundo Social de Solidariedade de Paraibuna, Fernanda Pedroso, os materiais recicláveis transformados em enfeites contaram com a ajuda de uma grande equipe de voluntários. “Para conseguirmos fazer as 1200 peças de objetos decorativos para o natal tivemos a participação da turma da Melhor Idade de Paraibuna, em uma oficina realizada no CAAMI, e dos alunos do projeto Guri, em outra oficina promovida na Fundação Cultural, além do trabalho dos alunos da Casa de Cursos envolvidos diretamente com o projeto”, explica.

Dentre as peças decorativas confeccionadas para o Natal Espetacular no Chão Caipira, estão: árvores natalinas, anjos, estrelas, flores, dentre outros ornamentos, todos produzidos com material reciclado, que já estão sendo utilizados na decoração da praça Ernesto A. Arantes, no largo da Matriz, Centro da cidade.

Além de contribuir para a promoção de um natal mais lindo e atrativo, o projeto Natal Espetacular do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) também propiciou outras ações importantes, como por exemplo, a qualificação de um grupo de munícipes em técnicas de artesanato e reciclagem; a concessão de oportunidades geradoras de renda; as ações para conscientizar a população sobre a importância da reciclagem; a destinação de insumos adquiridos com repasse financeiro do FUSSESP, destinado a aquisição de mangueiras, lâmpadas e refletores de led, que serão utilizados na iluminação da praça da Matriz, dentre outros benefícios.

A Prefeitura de Paraibuna e o Fundo Social de Solidariedade agradece a todas as pessoas pela brilhante participação no projeto, aos alunos e agentes multiplicadores, voluntários, aos departamentos e funcionários da Prefeitura, ao artesão Ronnie dos Santos, ao funcionário Maurício do Departamento Municipal de Obras – responsável pela montagem da estrutura de ferro das árvores e anjos, aos comércios envolvidos com o projeto, à população paraibunense e empresas de reciclagem do município que colaboraram com as doações das garradas pet, enfim, a todos que tem contribuído de alguma forma para tornar este natal de 2018 em Paraibuna realmente espetacular!