Home / Notícias / Escola ‘Irmã Zoé’ promove apresentações de projetos de incentivo à leitura e à escrita entre os alunos

A Escola Municipal de Educação Fundamental “EMEF Irmã Irene Alves Lopes – Irmã Zoé” realizou, nesta quarta-feira (5), a apresentação dos projetos: Ler e Escrever, cujo mesmo é promovido em todas as escolas da rede municipal e consiste na exposição de trabalhos pedagógicos dos alunos; e o Estante Mágica – projeto que visa incentivar os estudantes a escreverem seus próprios livros e viverem a emoção de tornarem-se escritores mirins.

O evento contou com a parceria do Departamento Municipal de Educação e da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, e recebeu a presença de autoridades do município, dentre elas o prefeito de Paraibuna, Vitão Miranda, que prestigiou as apresentações no período da manhã; e a vice-prefeita, dona Lurdinha, que marcou presença na parte da tarde.

As apresentações dos projetos foram enriquecidas com a participação especial do consagrado músico paraibunense, Eduardo Rennó. Ele apresentou aos alunos e ao público presente o espetáculo “Cantarolando”, que encantou a todos pelo jeito peculiar do artista ao interagir e se entreter com as crianças e os adultos. Outro momento marcante foi a participação da professora e escritora paraibunense, Elvira Pereira Rennó da Costa, autora de três livros, dos quais um deles, Recordações (Verso e Prosa), ela fez questão de doar às escolas e algumas instituições do município, dentre as quais à Biblioteca Municipal.

A diretora da EMEF ‘Irmã Zoé’, Ana Flávia Nogueira, destacou a importância da ação. “Esses projetos são fundamentais e muito contribuem para melhorar a leitura e escrita dos alunos e a desenvoltura deles com tudo isso. Vale ressaltar também a importante participação dos professores, funcionários e toda equipe da Secretaria e Diretoria da escola no sucesso do evento”, afirma.

Segundo a coordenadora do projeto Estante Mágica em Paraibuna, professora Maria Angélica Santos, que leciona na Escola Irmã Zoé, no período da manhã para o 4º Ano B, e à tarde para o 2º Ano G, esse trabalho junto aos alunos é muito gratificante. “Eu descobri a Estante Mágica em pesquisas na internet e resolvi trazer para Paraibuna, aliás, já tinha a ideia de buscar coisas novas que pudessem agregar ao ensino dos alunos e acabei tendo a grata surpresa desse projeto que tem uma proposta pedagógica muito interessante e, por isso, decidi implantá-lo no Instituto Santo Antonio, em 2016 e 2017. Deu muito certo e, como vim dar aula na Irmã Zoé, em 2018, trouxe essa experiência para ser vivenciada também pelos alunos desta unidade escolar”, conta.

Ainda de acordo com Maria Angélica, o projeto tem como objetivo principal incentivar os alunos a escreverem seus próprios livros. “Apenas aqui na EMEF Irmã Zoé foram mais de 200 livros elaborados por alunos dos períodos da manhã e da tarde. As crianças trabalharam tanto a parte da escrita, como também desenhos ilustrativos para comporem seus livros, que são custeados pelos próprios pais dos alunos”, explica.

ESTANTE MÁGICA – FIQUE POR DENTRO!

Desde quando foi criada, em 2009, a Estante Mágica tem como missão desenvolver a capacidade plena de leitura e escrita entre crianças de todo o mundo para que elas sejam protagonistas das suas próprias histórias, por meio de uma plataforma de projetos pedagógicos que transforma alunos em autores de seus próprios livros. Saiba mais, acessando o endereço eletrônico: http://www.estantemagica.com.br

Segundo a direção da escola Irmã Zoé, o objetivo para os próximos anos é continuar incentivando esses projetos educativos para que um número maior de alunos estejam envolvidos e tenham o interesse de participar dessas e outras atividades enriquecedoras voltadas para o currículo escolar.