Home / Notícias / Escolas da rede municipal de ensino de Paraibuna obtêm ótimos resultados, segundo avaliação do Ideb

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2017. Das quatro escolas municipais avaliadas, Paraibuna superou a meta em três unidades educacionais, na EMEF Irmã Irene Alves Lopes “Irmã Zoé” (que tinha 5.6 de meta e alcançou 6.2); EMEIEF Otacília Domingues, Bairro do Comércio (tinha 4.8 de meta e alcançou 6.4), e a EMEIEF do Bairro do Cedro (que tinha meta definida em 4.8 e atingiu 6.3). Já na EMEIEF Prof. Geraldo Martins dos Santos, no Bairro do Espírito Santos a meta era de 6.0 e a escola obteve os mesmos 6.0.

O prefeito de Paraibuna, Victor de Cássio Miranda (Vitão) e a vice-prefeita, Lourdes Aparecida de Angelis Pinto – Dona Lurdinha, estão muito felizes com o avanço obtido pelo Município no Ideb. Os gestores municipais parabenizam os professores e todos os profissionais da Educação pela dedicação na busca de uma melhor qualidade de ensino dos nossos alunos, isto resultou na conquista desses resultados positivos apontados pelo Ideb.

O índice do Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Divulgado a cada dois anos, o Ideb traz uma radiografia do nível de qualidade do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (3º ano) e estabelece metas. Os resultados obtidos decorrem de dois indicadores: os índices de aprovação, segundo o Censo Escolar, e o desempenho dos alunos do 5º ano na Prova Brasil, na qual são avaliados em Leitura e Matemática, cujo índice varia em uma escala de 0 a 10.

Todo esse processo, importante destacar, tem origem na educação infantil, e procede de todo um trabalho realizado ao longo dos anos com as crianças, bem como, o índice de reprovação, está diretamente relacionado à formação do resultado do Ideb.