Estância Turística de Paraibuna receberá o ‘Circuito SESC de Artes’, no próximo sábado (13)

A Estância Turística de Paraibuna é uma das 118 cidades do estado de São Paulo, dos 645 municípios paulistas, contemplada com as apresentações artísticas e culturais do Circuito Sesc de Artes. As atrações acontecerão no dia 13 de agosto, a partir das 16h, na Praça Manoel Antônio de Carvalho, s/n (Largo do Mercado), Centro da cidade.

Para promover o evento em Paraibuna, o Circuito Sesc irá disponibilizar toda infraestrutura aos artistas (palco, som etc.). Em contrapartida, o Governo Municipal viabilizará a concessão do espaço, divulgação, e outros apoios necessários.

O diretor cultural da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, William de Oliveira, explica como sucedeu à vinda do evento para Paraibuna. “O SESC convidou nossa cidade, por intermédio da parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna e da Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva decorrente das realizações anteriores do Circuito no município”.

William destacou também que essa iniciativa do SESC ajuda a fomentar e fortalecer ainda mais à cultura em nossa estância turística. “O Circuito SESC de Artes é um evento muito importante para o município porque garante o direito de acesso à cultura e a diversas atrações promovendo a cidadania cultural para os munícipes e uma programação cultural especial para os visitantes”, salienta.

Projeto itinerante desenvolvido desde 1998 pelo Sesc São Paulo, o Circuito Sesc de Artes busca a circulação de espetáculos e intervenções artísticas por diversas cidades do Estado de São Paulo. A programação é aberta ao público, voltada para todas as idades, e ocorre em espaços públicos, em parceria com as prefeituras e sindicatos do comércio, proporcionando encontros e o contato com a arte e a cultura em sua diversidade.

Em 2022, o evento volta às ruas, praças e parques, após dois anos sem ser realizado de forma presencial ao público devido a pandemia da Covid-19. A caravana itinerante este ano faz suas andanças por 118 cidades do litoral, interior e Grande SP com cerca de 90 atividades gratuitas para todas as idades, estilos e gostos. Entre as atrações a serem promovidas, entre 12 e 28 de agosto, estão: apresentações de música e teatro, dança, circo, oficinas de artes visuais e tecnologias, ações literárias e cinematográficas.

Veja algumas atrações que acontecerão em Paraibuna:

RETIRANTES COM TRUPE BAIÃO DE 2 (SP)

O espetáculo se envereda pela cultura nordestina para contar a história de um sonhador casal de migrantes recém-chegado a uma nova terra. Os artistas demonstram força e equilíbrio em cenas com acrobacias, como a lira-percha, e manipulação de objetos. Maracatu, frevo e forró dão o tom dos números circenses e da dança.

ESPARRAMA MEMÓRIA COM GRUPO ESPARRAMA (SP)

Os palhaços do Grupo Esparrama vagueiam pelo mundo carregando música, poesia e um guardador de memórias. Nessa caminhada errante, eles procuram por pessoas que queiram pausar o tempo para resgatar e trocar experiências, lembranças e afeto.

JOSYARA E PANTERAS NEGRAS

A cantora, compositora e violonista de Juazeiro divide o palco com as Panteras Negras, banda instrumental composta de mulheres negras, em um show que retrata as mulheres, a negritude e o Nordeste. No repertório estão músicas criadas para este encontro e composições dos repertórios das Panteras Negras e de Josyara, que apresenta faixas do disco “Mansa Fúria”. Confira no link:

PARA VER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA, ACESSE:

Circuito Sesc de Artes
Dia: 13/08, sábado