Home / Notícias / Exposição “A Grande Maloca”, que segue até 11/02, é atração na Fundação Cultural de Paraibuna

Exposição “A Grande Maloca”, que segue até 11/02, é atração na Fundação Cultural de Paraibuna

A mostra ‘Origens Nativos’, criada pelo grupo Ubuntu Caraguá – Ceramistas, apresenta em Paraibuna, no Salão Nobre da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva” a exposição “A Grande Maloca”. Itinerante desde 2015, a mostra tem o intuito de homenagear 305 etnias indígenas brasileiras e conta com 32 máscaras, nove objetos e uma fotografia e peças de cerâmica, que estão dispostos de forma circular, no chão e pendurados, dando a impressão de se estarem dentro de uma grande oca.

Fazem parte do grupo Ubuntu os artistas plásticos Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Rita Engi, Marilis Burattini e Zandoná. A pergunta básica que motiva o grupo Ubuntu Caraguá é: Quais são as nossas origens? Num país colonizado como o Brasil, muitas vezes são negligenciados os povos autóctones. Os indígenas que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses são fundamentais sob diversos aspectos, como a criação de objetos utilitários e obras de arte.

O objetivo da exposição é o resgate de saberes e a apresentação ao público de elementos ora em extinção, ora em ressignificação. A modelagem cuidadosa e a coloração com o uso do engobe, um tipo de óxido, são alguns dos recursos utilizados para gerar no público a percepção de estar em contato direto com as diversas culturas de um Brasil.

Os trabalhos apresentados, nesta jornada pelo universo dos índios brasileiros, permitem que a cultura nacional mantenha a sua riqueza e a difunda das mais variadas maneiras, pois somente no respeito e na divulgação da diversidade é que será construída a educação ampla e inclusiva, tão propalada e nem sempre praticada.

A exposição “A Grande Maloca”, em Paraibuna, teve início no dia 11 de janeiro e segue até 15 de fevereiro, com horário de funcionamento das 9h às 20h, e entrada gratuita ao público. Vale a pena conferir! Mais informações: (12) 3974-0716.

Serviço

Exposição “A Grande Maloca” – Grupo Ubuntu Caraguá
Local: Salão Nobre da Fundação Cultural
Horário para visitação: 9h às 20h, segunda a sexta-feira
Local: Praça Monsenhor Ernesto A. Arantes, 64, Centro – Paraibuna
Mais informações: (12) 3974-0716