Home / Notícias / Formatura: Cerimônia marca a entrega de certificados de conclusão de cursos do PEQ a 350 paraibunenses

A Prefeitura de Paraibuna – por meio do Departamento Municipal de Assistência Social promoveu na quinta-feira (31/01), a formatura de 350 alunos do município que receberam os certificados de conclusão de cursos do Programa Estadual de Qualificação (PEQ), em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).

Participaram da solenidade o prefeito Victor de Cássio Miranda – Vitão, a diretora do Departamento Social da Prefeitura, Eliete Maria Nogueira, representantes da SERT – Sede Regional de São José dos Campos, Marco Pazzini e Anderson de Martino, o presidente da Câmara Municipal de Paraibuna, vereador Rosemar do Prado “Popay”, professores dos cursos (facilitadores), formandos e familiares.

Durante a cerimônia, o formando do curso de Atendimento e Recepção, Valter Rabelo, deu sua palavra de agradecimento e parabenizou o Governo Municipal e a SERT por proporcionarem esses cursos de qualificação à população paraibunense.

Foram entregues certificados de conclusão dos seguintes cursos: Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Técnicas de Vendas, Operador de Caixa, Auxiliar de Contabilidade, Almoxarife e Estoquista, Atendimento e Recepção e Auxiliar de Contabilidade.

Para a formanda do curso de Operador de Caixa, Fabiana Dias Neves, o conhecimento adquirido durante o curso foi muito proveitoso. “Foi um curso ótimo porque além do aprendizado e das oportunidades a gente conheceu pessoas novas e com boas trocas de experiências, aprendemos sobre diversos assuntos interessantes que muito contribuirão para enriquecer o currículo dos participantes”, enfatiza.

Segundo a coordenação dos cursos do PEQ no Município, os formandos que não puderam comparecer no evento do dia 31 de janeiro poderão retirar seus certificados na sede do Social, ao lado do Centro Comunitário.

Sobre o PEQ

Lançado no dia 23 de junho de 2008, o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.

É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. Essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego.

O PEQ beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos com maior demanda e atendem cidadãos que estão no auge da capacidade produtiva, têm grandes responsabilidades familiares e menos chance de voltarem para a escola.

Como funciona

Os cursos do PEQ têm carga horária de cerca de 230 horas. Estão divididos em habilidades gerais (150 horas) – com reforço do ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania) – e em habilidades específicas (80 horas), com aulas teóricas e práticas sobre a profissão. Os alunos recebem bolsa-auxílio de R$ 630 mensais.