Home / Notícias / Governo Municipal realiza reunião com comerciantes da feira livre para discutir melhorias ao setor

O Prefeito de Paraibuna, Victor de Cássio Miranda, recebeu em seu Gabinete, na tarde desta terça (07), um grupo de cerca de 50 comerciantes da feira livre de Paraibuna, que comercializam seus produtos aos domingos, no Largo do Mercado.

Segundo o Governo Municipal, foram tratados diversos assuntos, dentre os principais estão as melhorias propostas para uma melhor padronização da feira, como por exemplo, a utilização de cores diferenciadas por barraca, de acordo com os produtos comercializados. A ideia é facilitar a identificação de cada comércio e o seguimento de produtos oferecidos aos clientes.

Dentre as questões apresentadas pela Prefeitura, estão: buscar meios para dar melhores condições de trabalho aos feirantes e incentivar a participação da categoria nos conselhos municipais alusivos aos comerciantes, como o Comtur – Conselho Municipal de Turismo; organizar melhor o funcionamento das barracas na feira, por meio da demarcação dos locais utilizados; melhorar o ambiente de trabalho e atrair mais moradores e turistas para nossa feira livre, dentre outros pontos de interesse dos feirantes.

Um dos principais assuntos abordados durante a reunião foi a discussão sobre a cobrança da nova taxa de uso do espaço na feira, que estava há alguns anos com valores defasados. “Acredito que todos saíram felizes da reunião com o prefeito, sobretudo, porque pagaremos um valor justo pelo espaço utilizado”, ressalta o vendedor de caldo de cana e água de côco, Misael Lopes.

Segundo a proprietária de uma barraca de frutas, Célia Cristina Ferreira, que participa da feira livre da cidade há mais de 20 anos, a reunião foi boa para ambas as partes. “Agradeço o prefeito pelo apoio concedido a todos os feirantes e por nos ajudar na valorização do nosso comércio”, afirma Célia.

De acordo com o Governo Municipal, o encontro com os feirantes do município foi importante para definir as melhorias e o projeto de adequação da feira livre – um comércio tradicional que merece todo o apoio e atenção da Prefeitura. Para muitos feirantes, aliás, o espaço da feira é a garantia de uma oportunidade para comercialização de seus produtos e fonte de renda para o sustento de suas famílias.

Estiveram presentes na reunião servidores municipais ligados a setores que atuam diretamente junto aos feirantes e que estão à disposição para prestarem toda assistência aos comerciantes, seja para esclarecer dúvidas ou ajudar na implantação de políticas públicas para melhoria da feira livre.