Home / Notícias / Grupo de munícipes esclarece dúvidas em palestra sobre a importância do Planejamento Reprodutivo

Grupo de munícipes esclarece dúvidas em palestra sobre a importância do Planejamento Reprodutivo

Na última sexta-feira (29), um grupo de cidadãos do município participou de uma palestra sobre Planejamento Reprodutivo, ministrada pelo médico Dr. Ricardo Polo. O evento foi organizado pelas equipes da ESF – Estratégia Saúde da Família e aconteceu na sede do CAAMI (Centro de Atendimento e Assistência a Melhor Idade “Norival Lourenço Santos”).

Segundo os organizadores, a palestra teve como público alvo os pacientes que demonstraram interesse em realizar a esterilização definitiva (laqueadura e vasectomia). O objetivo da ação foi esclarecer e orientar os interessados quais procedimentos devem ser adotados para quem pretende recorrer a esterilização; os métodos contraceptivos que podem ser escolhidos antes da realização da cirurgia; os riscos e possíveis consequências após a realização; entre outros assuntos relacionados ao tema.

A enfermeira da ESF de Paraibuna, Ana Carolina de Oliveira Santos, explicou a importância da iniciativa.  “Nós, como equipe da Atenção Básica, avaliamos a ação positivamente e conseguimos atingir o objetivo inicial, que era orientar e esclarecer todas as dúvidas que pudessem surgir. E aos pacientes do município que tenham interesse em saber mais sobre os procedimentos e/ou que tenham interesse em realizar a cirurgia (laqueadura e vasectomia), podem procurar a equipe de ESF do seu bairro”, afirma.