IMPORTÂNCIA DA DEFESA CIVIL NA PROTEÇÃO DA SOCIEDADE

A DEFESA CIVIL é o órgão responsável por prevenir e socorrer pessoas das situações de desastres. O trabalho de prevenção começa com o mapeamento das áreas de risco, a localização e constatação de situações que possam culminar em desastres ou acidentes, diante destas condições a DEFESA CIVIL realiza ações preventivas para evitar que o desastre aconteça e, se acontecer, que ele cause o mínimo de danos às pessoas e ao meio ambiente. Mas quando o desastre acontece sem cuidados prévios, a DEFESA CIVIL age prontamente socorrendo e minimizando os efeitos causados as pessoas e ao meio ambiente até a completa estabilização da normalidade.

O trabalho de PREVENÇÃO precisa do envolvimento também da população, por isso, é imprescindível que as pessoas da própria comunidade, normalmente moradores de áreas de risco já conhecidas e mapeadas, que ao observarem qualquer anormalidade entrem em contato com a DEFESA CIVIL MUNICIPAL, para que a mesma verifique os possíveis riscos e tome as devidas providências.

Já o trabalho de SOCORRISTA, começa quando o desastre acabou de acontecer, como por exemplo em casos de enchentes e alagamentos, deslizamentos de terras e encostas, desabamentos, entre outras ocorrências.

Em caso de Emergência, a DEFESA CIVIL DO MUNICÍPIO estará sempre à disposição (24 horas por dia), inclusive aos finais de semana e feriados para atender prontamente à população paraibunense, através do celular: (12) 98190-1862.

Sobre Cláudio Monteiro

Confira Também

Lei nº 3201, de 12 de dezembro de 2019, que criou a Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Paraibuna

Lei nº 3201, de 12 de dezembro de 2019 – COMPDEC Paraibuna