Home / Notícias / Munícipes participam de aula inaugural de mais quatro cursos gratuitos do Programa Estadual de Qualificação (PEQ)

Um grupo de estudantes paraibunenses inscritos no PEQ – Programa Estadual de Qualificação esteve na Escola Irmã Irene Alves Lopes “Irmã Zoé”, na última terça (23), para assistir a primeira aula de outros quatro cursos disponibilizados à população paraibunense pela Secretaria Estadual do Emprego e das Relações do Trabalho (SERT), em parceria com o Governo Municipal e o Departamento Municipal de Assistência Social.

Ligado à Coordenação de Políticas de Emprego e Renda da SERT, o PEQ busca capacitar o aluno para aumentar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Os cursos são divididos em habilidades gerais e específicas.

O governo do Estado liberou mais 120 vagas para Paraibuna, distribuídos entre os cursos de Atendimento e Recepção, Almoxarifado, Operador de Caixa e Técnica de Vendas. Os cursos acontecerão de 23 de outubro a 30 de novembro, na Escola Irmã Zoé.

Segundo o Governo Municipal, além do conhecimento adquirido nesses cursos de capacitação, os cidadãos têm outro grande benefício: a oportunidade de ganharem R$660,00 (seiscentos e sessenta reais), dos quais R$330,00 pagos na metade do curso e os outros R$330,00 após o término da qualificação. O valor de 660 reais, no entanto, só é concedido aos alunos que tiverem, no máximo, três faltas durante os 37 dias de curso.

Só tem direito de receber o valor total os alunos em situação de desemprego (sem quaisquer registros na CTPS). São R$240,00 referente ao auxílio transporte e outros R$420,00 do auxílio alimentação, totalizando o valor de R$660,00. Os cidadãos matriculados e que estejam formalmente registrados no mercado de trabalho só terão direito ao auxílio transporte no decorrer do curso.