Últimas notícias
Home / Notícias / Município assina convênio com o Governo do Estado para a construção do Portal Turístico de Paraibuna

Município assina convênio com o Governo do Estado para a construção do Portal Turístico de Paraibuna

O prefeito de Paraibuna, Victor de Cássio Miranda (Vitão), acompanhado da diretora municipal de Planejamento, Gestão e Turismo – Marisol Gomes, estiveram no Palácio dos Bandeirantes – Sede do Governo do Estado, na manhã desta quinta (05), para a assinatura de Convênio do MIT (Município de Interesse Turístico), em cerimônia que contou com a presença do governador de São Paulo, João Dória, dos secretários estaduais de Desenvolvimento Regional – Marco Vinholi, do Turismo – Vinicius Lummertz, e demais autoridades.

Com o Convênio assinado, o município receberá o valor de até 600 mil reais destinados a construção do Portal Turístico de Paraibuna, no trevo do Bairro Bela Vista – principal entrada da cidade com acesso no km 32 da Rodovia dos Tamoios. Os recursos serão repassados pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

Paraibuna se credenciou a receber às verbas do MIT, após ter obtido o certificado de Município de Interesse Turístico, conquistado em 30 de abril de 2018. Agora, uma vez por ano a cidade receberá este recurso financeiro do Governo do Estado, mas, o Governo Municipal deixa claro a população que os valores a serem repassados ao município SÓ PODERÃO SER UTILIZADOS EXCLUSIVAMENTE PARA A INFRAESTRUTURA TURÍSTICA DE PARAIBUNA, não podendo ser utilizados em outras áreas da administração pública municipal.

Segundo o prefeito Vitão, o convênio firmado com o Governo do Estado é uma grande conquista para o desenvolvimento turístico do município. “Tenho certeza que esses recursos financeiros do MIT irão ajudar a fomentar o turismo na nossa cidade. Este é um grande legado que estamos deixando para o nosso município, que todo ano teremos recursos para investir em turismo. Parabéns a todos os paraibunenses”, ressalta.

Ainda de acordo com o prefeito, “Por ser reconhecidamente um MIT Paraibuna se tornará ainda mais conhecida no cenário turístico da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, ainda mais agora com a construção deste portal que será um cartão postal de Paraibuna e chamará a atenção até de quem passa pela Rodovia dos Tamoios, atraindo mais turistas para nossa cidade”, acredita Vitão.

COMO PARAIBUNA CONQUISTOU O TÍTULO DE MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO

Segundo o Governo Municipal, é importante destacar que este convênio com o Governo do Estado – referente ao MIT – é fruto de um trabalho conjunto em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR),  Associação Comercial e Empresarial de Paraibuna (ACEP), equipe técnica do Departamento Municipal de Planejamento, Gestão e Turismo envolvida na elaboração do Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna (PDTSP), que recebeu o apoio de instituições paraibunenses, dentre elas: Comtur, Instituto Chão Caipira, Instituto H&H Fauser, e da participação popular.

O PDTSP contou com o trabalho da professora doutora Cleide Pivot – especialista na área de turismo, que foi contratada pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) para redigir e revisar o texto do Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna. O projeto precisou passar por uma votação na Câmara Municipal de Paraibuna, em 15 de agosto de 2017, tendo sido aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito.

Após o município ter feito sua parte quanto a entrega de toda documentação necessária, o projeto foi encaminhado para avaliação técnica da Secretaria Estadual de Turismo, que por sua vez, aprovou a documentação e liberou a mesma para votação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O projeto de lei do MIT de Paraibuna – indicado pelo deputado Hélio Nishimoto (PSDB) – foi aprovado pelos deputados em sessão realizada no dia 10 de abril e, posteriormente, sancionada pelo Governo do Estado.