Home / Notícias / No próximo sábado, 04 de maio, o Centro de Saúde estará aberto das 8h às 17h, no dia D da vacinação contra a gripe

No próximo sábado, 04 de maio, o Centro de Saúde estará aberto das 8h às 17h, no dia D da vacinação contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe), iniciada no dia 10/04, terá o seu dia ‘D’ de imunização contra a doença, no próximo sábado (04), das 8h às 17h, no Centro de Saúde de Paraibuna.

Na primeira fase, a prioridade foi para gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto) e crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias. Desde o dia 22, a ação foi ampliada para idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde, professores da rede pública e particular, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

As pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, que incluem pessoas com deficiências específicas, também precisam se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação ou receita atualizada dos medicamentos dos quais faça uso.

Como se cuidar – Fique por dentro!

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Receber a imunização anualmente é importante porque a gripe pode ter consequências sérias, como pneumonia e infarto. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 650 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência da gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é vacinar, até o dia 31 de maio, pelo menos, 90% da população prioritária, considerada de risco para complicações por gripe.

O Departamento Municipal de Saúde lembra sobre a importância dos munícipes não esquecerem de levar a carteira de vacinação para ser atualizada. Para obter mais informações sobre a Influenza (Gripe) e os problemas causados pela doença, sintomas, tratamento e dicas de prevenção, acesse o link: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/gripe