Cidade mais iluminada: Estância Turística de Paraibuna conquista instalação de luminárias com tecnologia de LED

A Estância Turística de Paraibuna agora conta com iluminação melhor e mais eficiente, após PROJETO VIABILIZADO EM PARCERIA ENTRE O GOVERNO MUNICIPAL E A NEOENERGIA ELEKTRO, visando a troca de antigas lâmpadas de sódio por luminárias com tecnologia de LED nos postes de toda a região central da cidade.

No acordo firmado com a concessionária de energia elétrica – por meio de assinatura do Instrumento de Cessão de Ativos de Iluminação Pública – a Neoenergia Elektro investiria na instalação de lâmpadas de LED do novo parque de iluminação pública de Paraibuna; em contrapartida, a Prefeitura assumiria a responsabilidade de atuar na elaboração de projetos, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública, nas áreas sob a concessão da Elektro no município.

O prefeito Victor Miranda destaca que as luminárias de LED garantem mais segurança e qualidade de vida aos paraibunenses, além de gerar economia de energia elétrica aos cofres públicos. “Esta é uma mudança muito importante promovida pela Gestão Municipal para deixar nossa cidade melhor iluminada, com eficiência energética e mais segura a população.”.

A representante institucional da Neoenergia Elektro, Ana Bernusi, explica que as lâmpadas de LED representam 50% de economia de energia se comparadas com as convencionais e redução de 9% na tarifa. “Além da eficiência energética, essas lâmpadas têm maior durabilidade, ou seja, além de ter uma vida útil mais longa ainda requer menos manutenção.”

Ainda de acordo com Bernusi, ela ressaltou que o processo de transferência do parque de iluminação pública à Prefeitura proporcionará um atendimento mais eficiente e de melhor qualidade a população. “A Neoenergia Elektro investiu em torno de R$600 mil em Paraibuna, na substituição de mais de 600 lâmpadas (mais de 40% do parque de iluminação da cidade), trocando as luminárias antigas e de maior consumo de energia por lâmpadas de tecnologia LED, que são mais modernas, econômicas e sustentáveis”, afirma.

Segundo o Governo Municipal, com a implantação do projeto será possível reduzir o consumo de energia da iluminação pública. Além disso, haverá uma redução nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade das lâmpadas de LED é superior ao sistema convencional utilizado, pois elas têm garantia de cinco anos. O novo modelo também gera menos impacto ambiental por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.